Topo

Gauck e Merkel começam em Frankfurt celebração de reunificação da Alemanha

03/10/2015 07h00

Frankfurt (Alemanha), 3 out (EFE). - O presidente alemão, Joachim Gauck, e a chanceler, Angela Merkel, começaram neste sábado em Frankfurt a comemoração dos 25 anos da unificação da Alemanha.

O presidente de Hesse, estado onde fica Frankfurt, o democrata-cristão Volker Bouffier, cumprimentou Gauck e Merkel na igreja Paulskirche, símbolo da democracia na Alemanha, porque em 1848 e 1849 se tornou a sede do parlamento de Frankfurt, o primeiro parlamento eleito publicamente no país.

Posteriormente Gauck e Merkel assinaram o Livro de Ouro da cidade. Em seguida o presidente alemão e a chanceler assistirão a um serviço religioso ecumênico na catedral de Frankfurt.

A cerimônia de celebração das bodas de prata da Alemanha unificada acontece na Alte Oper (edifício da Ópera Antígua de Frankfurt) para 1.500 convidados.

O Estado de Hesse preparou entre 400 e 500 eventos e atividades em toda a região para lembrar o Dia da Unidade Alemã ("Tag der Deutschen Einheit"), que é festa nacional na Alemanha.

Tradicionalmente quem organiza a cerimônia de celebração da unificação da Alemanha é o Estado federado que preside o Bundesrat (a câmara alta), que este ano é Hesse, cuja capital é Wiesbaden.