Topo

Remédio para emagrecer aprovado no Brasil aumenta o risco de transtornos psíquicos, diz estudo

Da Efe<br>Em Londres

16/11/2007 11h14

Cientistas da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, descobriram que o remédio para emagrecimento rimonabanto (Acomplia),
comercializado também como tratamento para deixar de fumar, aumenta o risco de transtornos psíquicos.

A conclusão foi publicada no último número da revista médica britânica "The Lancet". Segundo os especialistas, o estudo volta a destacar a necessidade de encontrar remédios para a perda de peso que não causem efeitos colaterais.

"Nosso estudo mostra que 20 miligramas por dia de rimonabanto aumentam o risco de episódios de transtorno psíquico, como depressão e ansiedade", em pacientes que não tinham apresentado nenhum antecedente de problemas mentais, dizem os pesquisadores na revista.

Os cientistas da instituição dinamarquesa realizaram uma pesquisa com 4.105 pacientes, divididos em dois grupos: parte deles recebeu 20 miligramas por dia de rimonabanto, e os outros tomaram um placebo.

Depois de um ano, os pacientes que tomaram o remédio tinham perdido uma média de 4,7 quilos a mais que os do grupo de controle.

Mas também tiveram 40% a mais de probabilidades de apresentar um transtorno psíquico grave.

Além disso, os pacientes que receberam rimonabanto foram 2,5 vezes mais propensos a abandonar o tratamento devido a transtornos depressivos. A probabilidade de deixar o remédio por causa da ansiedade foi três vezes maior.

Os resultados de um estudo americano indicam também que os consumidores de Rimonabant apresentam um maior risco de suicídio.