Topo

Mattel retira milhões de brinquedos do mercado por conter pintura tóxica

Da Efe, em Nova York

14/08/2007 15h20

A Mattel, o maior fabricante mundial de brinquedos, retirou hoje do mercado milhões de brinquedos fabricados na China por conter substâncias tóxicas, como chumbo, em suas pinturas, assim como ímãs perigosos.

A empresa e a Comissão para a Segurança dos Produtos de Consumo dos Estados Unidos emitiram hoje um comunicado no qual indicam que os brinquedos afetados são 7,3 milhões de bonecas Polly Pocket e 345 mil modelos do Batman.

Também foram retiradas 683 mil peças do ímã da Barbie Doll and Tanner e mais de 400 mil peças de um carro desenhado pela produtora cinematográfica Pixar para o filme infantil "Carros".

A Comissão para a Segurança dos Produtos de Consumo, no entanto, enviou uma mensagem tranqüilizadora aos pais, ao assegurar que não foram constatados ferimentos, intoxicações ou qualquer problema de saúde por causa dos brinquedos.

A presidente interina da comissão, Nancy Nord, ressaltou que esta é a maior retirada da história da entidade, de mais de 9 milhões de brinquedos, embora represente uma "pequena fração dos centenas de milhões vendidos a cada ano nos Estados Unidos.

Segundo Nord, a atuação da comissão e da Mattel é para "prevenir" que as crianças se machuquem ou sofram intoxicações por causa de brinquedos defeituosos.

Esta é a segunda vez em menos de um mês que a companhia retira produtos fabricados na China do mercado por motivos de segurança.

No início de agosto, a Mattel retirou alguns brinquedos infantis da marca Fisher Price.

Os brinquedos contêm níveis de chumbo na pintura que são perigosos para as crianças, e os ímãs são muito pequenos, o que poderia ser prejudicial.

A companhia informou que foram retirados 18,2 milhões de peças magnéticas (das quais 9,5 milhões estão nos Estados Unidos) contidas em bonecos, jogos e acessórios.

O brinquedo retirado do filme "Carros" corresponde ao do personagem "Sargento", fabricado entre maio e julho de 2007, "por conter níveis não admissíveis de chumbo. O total de brinquedos retirados são 436 mil, 253 mil nos EUA e 183 mil no exterior".

A filial da Mattel na China, a Early Light Industrial, contratou uma firma terceirizada para pintar algumas de suas peças. A companhia Hong Li Da (HLD) não usou a pintura que a empresa americano forneceu e utilizou outra em seu lugar.

"A HLD violou os padrões de pintura da Mattel", afirmou a empresa em comunicado, no qual indica que sua política é a de usar somente pintura de fornecedores certificados.

Jim Walter, vice-presidente do grupo, acrescentou que a Mattel "reforçou os controles em todo o processo de produção e aumentou as inspeções, além de estar testando todos os brinquedos fabricados para assegurar que cumprem os requisitos de segurança antes de chegarem ao consumidor".