Topo

Especialistas iniciam debate sobre plano contra mudança climática

07/05/2007 16h16

Berlim, 7 mai (EFE).- Especialistas e representantes de aproximadamente 160 países começaram a debater hoje, em Bonn (sudoeste da Alemanha), um plano sobre a mudança climática que a ONU pretende implementar em 2012.

Num comunicado, a Alemanha, como atual ocupante da Presidência rotativa da União Européia (UE), informou que, no encontro iniciado nesta segunda-feira, serão estabelecidas as bases de um acordo internacional que deverá ser assinado durante a 13ª conferência dos Estados signatários da Convenção da ONU sobre a Mudança Climática, prevista para dezembro, em Bali.

O secretário-executivo da convenção, Yvo de Boer, disse esperar que vários países se comprometam com as negociações multilaterais que iniciadas hoje.

De Boer acha que, para o futuro do debate, é "importante" que as potências do G8 (os sete países mais industrializados do mundo e a Rússia) e as cinco nações emergentes de maior destaque (Brasil, China, Índia, México e África do Sul), que se reunirão em Heiligendamm (norte da Alemanha) entre 6 e 8 de junho, "dêem um sinal claro" sobre o seu comprometimento.

Na UE, comenta-se que, até 2009, a ONU quer que, além do Protocolo de Kyoto, cuja validade expira em 2012, esteja vigorando um novo acordo internacional sobre o meio ambiente.

Segundo a Presidência rotativa a UE, o encontro em curso na cidade alemã de Bonn, que se estenderá por duas semanas, tratará de decisões técnicas e metodológicas relacionadas à defesa do meio ambiente.

Ainda de acordo com fontes da UE, o fórum, que reúne cerca de 2.000 pessoas, abordará questões como o reajuste das emissões dos gases causadores do efeito estufa, o uso de tecnologias e a implementação de medidas para reduzir o desmatamento, especialmente nos países em desenvolvimento.

Até a reunião de dezembro, que coincidirá com a terceira conferência dos signatários do Protocolo de Kioto, os especialistas ainda se encontrarão em fóruns informais nos meses de junho e outubro, na Suécia e na Indonésia, respectivamente.

Veja também

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Especialistas iniciam debate sobre plano contra mudança climática - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt