Topo

Samsung diz que IA impulsionará demanda por tecnologia no 2º semestre após 1º tri forte

30/04/2024 12h38

Por Joyce Lee e Heekyong Yang

SEUL (Reuters) - A Samsung Electronics previu nesta terça-feira que a demanda por inteligência artificial se manterá forte e restringirá o fornecimento de alguns chips de alta qualidade, juntando-se a rivais que se beneficiaram de uma sólida recuperação no abalado mercado global de chips de memória.

Relacionadas

A perspectiva otimista da maior fabricante de chips de memória do mundo fez com que suas ações subissem nesta terça-feira, depois que a empresa informou um aumento de mais de 10 vezes no lucro operacional do primeiro trimestre.

"Planejamos aumentar o fornecimento de chips relacionados à HBM (alta largura de banda) em 2024 em mais de três vezes em relação ao ano passado", disse Jaejune Kim, vice-presidente da Samsung responsável pela divisão de memória, em uma teleconferência de resultados.

A Samsung disse que começou a produção em massa neste mês dos mais recentes chips HBM para uso em chipsets de IA generativa, chamados HBM3E de 8 camadas. Ela está buscando capitalizar o boom da IA que tem beneficiado a SK Hynix, que era a única fornecedora de chips HBM3 para a Nvidia.

A Samsung disse que planeja começar a fabricar a versão de 12 camadas durante o segundo trimestre, e espera que os produtos HBM3E mais recentes representem dois terços de sua produção de HBM até o final do ano.

Os analistas disseram que as metas são agressivas.

O HBM3E de 8 camadas da Samsung parece estar abastecendo a Nvidia, enquanto o de 12 camadas pode ir para a AMD e a Nvidia, disse Jeff Kim, chefe de pesquisa da KB Securities.

"Como a tecnologia da Samsung é vantajosa para o empilhamento alto, enquanto a SK Hynix tem suas vantagens na camada 8, pode haver uma segmentação em que a Nvidia obtenha produtos de 12 camadas da Samsung e a maioria dos produtos de 8 camadas da SK Hynix", disse Kim.

A Samsung não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre seus clientes HBM.

A receita da empresa sul-coreana no primeiro trimestre aumentou 13%, para 71,9 trilhões de wons (52,14 bilhões de dólares), incluindo um aumento de 96% na receita de chips de memória, para 17,49 trilhões de wons, uma vez que os preços subiram de forma acentuada após uma grave queda, em parte graças ao boom da IA.

O lucro operacional subiu para 6,6 trilhões de wons entre janeiro e março, acima dos 640 bilhões de wons do ano anterior. Esse foi o maior lucro operacional da empresa desde o terceiro trimestre de 2022.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Samsung diz que IA impulsionará demanda por tecnologia no 2º semestre após 1º tri forte - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt