Topo

Rússia perde contato com satélite angolano

27/12/2017 10h54

Moscou, 27 dez 2017 (AFP) - A Rússia perdeu contato nesta quarta-feira com o primeiro satélite angolano de telecomunicações, lançado na terça-feira da base de Baikonur, no Cazaquistão.

"O contato cessou temporariamente, perdemos a telemetria", afirmou uma fonte da agência espacial russa, que acredita na possibilidade de restabelecer a comunicação com o satélite, que tem custo avaliado em 280 milhões de dólares.

O satélite foi lançado na terça-feira com um foguete ucraniano - algo incomum em consequência das relações ruins entre Rússia e Ucrânia - e entrou em órbita pouco depois.

O foguete Zenit-2SB que transportou o satélite Angosat-1 pertence à empresa ucraniana Yuzhmash. Este foi um dos poucos lançamentos conjuntos desde 2014, quando a Rússia anexou a Crimeia.

Angola e Rússia assinaram um acordo em 2009 para lançar o Angosat-1 em uma missão de 15 anos, que tem as metas de melhoras as telecomunicações, o acesso a internet e dos serviços de rádio e televisão na África.

Quase 50 engenheiros angolanos receberam formação sobretudo no Brasil, China e Japão. A Rússia deve supervisionar o funcionamento do satélite de um centro de controle construído nas proximidades de Luanda.

as-pop/gmo/nas/roc/erl/es/fp