Topo

Nave da Virgin Galactic faz 1º teste de motor e quebra barreira do som

29/04/2013 22h13

A nave de passageiros da Virgin Galactic, que tem planos de levar turistas ao espaço, realizou com sucesso nesta segunda-feira (29) seu primeiro teste de motor em voo, anunciou a empresa.

A SpaceShipTwo (SS2) ligou o motor pouco depois de ter sido liberada por um avião chamado WhiteKnightTwo, que a transportou a uma altitude de 14 mil metros acima do deserto de Mojave, na Califórnia, no oeste dos Estados Unidos.

O motor permaneceu ligado por apenas 16 segundos, o que foi suficiente para propulsar a SpaceShipTwo a 1,2 vez a velocidade do som, informou a companhia em nota divulgada em seu site. Nos próximos voos, o motor ficará ligado por mais tempo até que o avião tenha velocidade para alcançar os 100 quilômetros de altitude do voo orbital.

O teste foi realizado na manhã desta segunda-feira (29) com os pilotos Mark Stucky e Mike Alsbury. O pouso aconteceu na pista do Mojave Air and Space Port, pouco depois das 8h (12h no horário de Brasília).

Mais de 500 pessoas já reservaram um lugar no voo suborbital de vários minutos a bordo da SpaceShipTwo, com pagamento adiantado da passagem, que custa US$ 200 mil. A nave conta com dois pilotos e pode transportar seis passageiros.

A Virgin Galactic foi fundada pelo milionário britânico Richard Branson, que já anunciou que levará sua família no voo para mostrar sua confiança na segurança das naves.

Mais Tilt