PUBLICIDADE
Topo

SpaceX lança cápsula Dragon à Estação Espacial

Em Washington

08/10/2012 09h47

A empresa americana SpaceX lançou no último domingo (7) sua cápsula Dragon a bordo de um foguete Falcon 9 em direção à Estação Espacial Internacional (ISS), na primeira de 12 missões de frete para a Nasa, segundo imagens da agência espacial americana.

O lançamento foi realizado de Cabo Canaveral (Flórida), às 20h35 local (21h35 Brasília), e a Dragon entrou em órbita sem problemas dez minutos após o tiro, ativando suas duas antenas solares para seguir rumo à ISS.

A cápsula não tripulada, de seis toneladas, tem sua chegada prevista à Estação Espacial para a quarta-feira, dia 10 de outubro.

"Ainda há muita coisa a fazer enquanto guiamos a aproximação da Dragon em direção a Estação Espacial Internacional, mas o lançamento foi um sucesso total", celebrou Elon Musk, fundador e proprietário do SpaceX.

A Dragon transporta 454 quilos de equipamento, incluindo materiais essenciais para a realização de 166 experiências científicas por parte dos seis integrantes da tripulação atual da ISS, a Expedição 33, composta por dois americanos, entre eles uma mulher, um japonês e três russos.

A cápsula deve retornar à Terra no dia 28 de outubro, com um pouso de paraquedas no oceano Pacífico, na costa do sul da Califórnia, com 333 kg de material científico e 229 kg de material usado a bordo.

Em maio passado, a Dragon realizou um voo bem sucedido à Estação Espacial, mas a missão iniciada neste domingo "marca o verdadeiro início dos voos comerciais de transporte de provisões em direção à ISS para a Nasa", declarou na sexta-feira o diretor da agência espacial americana Charles Bolden.

A Nasa espera que a SpaceX e outras empresas privadas possam substituir os ônibus espaciais - que encerraram seus voos em julho de 2011 - na função de abastecer a ISS.

O contrato de 1,6 bilhão de dólares fechado com a Nasa prevê a realização de 12 voos da SpaceX à ISS em quatro anos, para transportar o total de 20 toneladas de material.