Empresas se unem para enfrentar domínio da Nvidia em IA

Por Max A. Cherney

SAN FRANCISCO (Reuters) - A Nvidia conquistou sua capitalização de mercado de 2,2 trilhões de dólares ao produzir chips de inteligência artificial que se tornaram a força vital da nova era de desenvolvedores de IA generativa, de startups até a Microsoft, a OpenAI e a Alphabet.

Quase tão importante quanto seu hardware são os quase 20 anos de código de computador da empresa, o que ajuda a tornar a concorrência com a empresa quase impossível. Mais de 4 milhões de desenvolvedores globais contam com a plataforma de software Cuda para criar aplicativos de IA e outros.

Agora, uma coalizão de empresas de tecnologia que inclui a Qualcomm, o Google e a Intel planeja enfraquecer o domínio da Nvidia, indo atrás da arma secreta da gigante dos chips: o software que mantém os desenvolvedores vinculados aos chips da Nvidia. Elas fazem parte de um grupo cada vez maior de financiadores e empresas que estão tentando destruir o domínio da Nvidia em IA.

"Na verdade, estamos mostrando aos desenvolvedores como migrar de uma plataforma Nvidia", disse Vinesh Sukumar, chefe de IA e aprendizado de máquina da Qualcomm, em uma entrevista à Reuters.

Começando com uma parte da tecnologia desenvolvida pela Intel chamada OneAPI, a Fundação UXL, um consórcio de empresas de tecnologia, planeja construir um conjunto de software e ferramentas que será capaz de fomentar vários tipos de chips aceleradores de IA, disseram executivos envolvidos com o grupo à Reuters. O projeto de código aberto tem como objetivo fazer com que o código do computador seja executado em qualquer máquina, independentemente do chip e do hardware que a alimenta.

"Trata-se especificamente - no contexto de estruturas de aprendizado de máquina - de como criar um ecossistema aberto e promover a produtividade e a escolha de hardware", disse o diretor e tecnólogo-chefe de computação de alto desempenho do Google, Bill Magro, à Reuters em uma entrevista. O Google é um dos membros fundadores da UXL e ajuda a determinar a direção técnica do projeto, disse Magro.

O comitê de direção técnica da UXL está se preparando para definir as especificações técnicas no primeiro semestre deste ano. Os engenheiros planejam refinar os detalhes técnicos para um estado "maduro" até o final do ano, disseram os executivos.

Esses executivos enfatizaram a necessidade de construir uma base sólida para incluir contribuições de várias empresas que também possam ser implantadas em qualquer chip ou hardware.

Continua após a publicidade

Além das companhias envolvidas inicialmente, a UXL cortejará empresas de computação em nuvem, como a Amazon.com e a Azure, da Microsoft, bem como outros fabricantes de chips.

Desde seu lançamento em setembro, a UXL já começou a receber contribuições técnicas de terceiros que incluem membros da fundação e pessoas de fora interessadas em usar a tecnologia de código aberto, disseram os executivos envolvidos. A OneAPI já pode ser usada, e o segundo passo é criar um modelo de programação padrão de computação projetado para IA.

A UXL planeja colocar seus recursos para resolver os problemas de computação mais urgentes dominados por alguns fabricantes de chips, como os aplicativos de IA mais recentes e os aplicativos de computação de alto desempenho. Esses planos iniciais alimentam a meta de longo prazo da organização de conquistar uma massa crítica de desenvolvedores para sua plataforma.

Os planos da Fundação UXL são um dos muitos esforços para reduzir o controle da Nvidia sobre o software que fomenta a IA. Firmas de venture capital e empresas despejaram mais de 4 bilhões de dólares em 93 esforços separados, de acordo com dados personalizados compilados pela PitchBook a pedido da Reuters.

Deixe seu comentário

Só para assinantes