Neuralink mostra 1º paciente com chip cerebral jogando xadrez online

(Reuters) - A Neuralink, startup de chips cerebrais do bilionário Elon Musk, transmitiu ao vivo na quarta-feira seu primeiro paciente implantado usando apenas a mente para jogar xadrez online.

Noland Arbaugh, o paciente de 29 anos que ficou paralisado abaixo do ombro após um acidente de mergulho, jogou xadrez em seu laptop e moveu o cursor usando o dispositivo  da Neuralink. O implante visa permitir que as pessoas controlem o cursor ou o teclado de um computador usando apenas seus pensamentos. Arbaugh recebeu o implante da empresa em janeiro.

"A cirurgia foi super fácil", disse Arbaugh no vídeo transmitido pela plataforma de mídia social X, também de Musk, referindo-se ao procedimento de implante. "Eu literalmente recebi alta do hospital um dia depois. Não tenho nenhuma deficiência cognitiva."

"Basicamente, eu tinha desistido de jogar aquele jogo", disse Arbaugh, referindo-se ao videogame Civilization VI. Vocês todos (Neuralink) me deram a capacidade de jogar novamente e joguei por 8 horas seguidas."

Ao falar sobre sua experiência com a nova tecnologia, Arbaugh disse que ela "não é perfeita" e que eles "tiveram alguns problemas".

"Não quero que as pessoas pensem que este é o fim da jornada, ainda há muito trabalho a ser feito, mas isso já mudou minha vida", acrescentou.

Kip Ludwig, ex-diretor do programa de engenharia neural dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, disse que o que a Neuralink mostrou não foi um avanço.

"Ainda estamos nos primeiros dias pós-implante e há muito a aprender, tanto por parte da Neuralink quanto por parte do indivíduo, para maximizar a quantidade de informações de controle que podem ser obtidas", acrescentou.

Mesmo assim, Ludwig disse que foi um desenvolvimento positivo para o paciente o fato de ele ter conseguido interagir com um computador de uma forma que não conseguia antes do implante. "É certamente um bom ponto de partida", disse ele.

Continua após a publicidade

(Por Surbhi Misra)

Deixe seu comentário

Só para assinantes