Topo

Coreia do Sul emite mandado de prisão contra desenvolvedor da criptomoeda Luna

14/09/2022 09h50

Por Jihoon Lee e Alun John

SEUL (Reuters) - Um tribunal sul-coreano emitiu mandado de prisão para Do Kwon, o principal desenvolvedor das criptomoedas Luna e TerraUSD, cujo colapso em maio chacoalhou ativos digitais em todo o mundo.

Kwon, também fundador da plataforma blockchain Terraform Labs, foi acusado por investidores de fraude após o colapso.

"Um mandado de prisão foi emitido para um total de seis pessoas, incluindo Do Kwon, que atualmente residem em Cingapura", disse um porta-voz da promotoria nesta quarta-feira, sem detalhar o motivo.

Kwon não respondeu imediatamente a um e-mail da Reuters pedindo comentários. A Força Policial de Cingapura também não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A ordem de prisão vem após meses de investigação e em meio à indignação pública na Coreia do Sul diante do colapso dos ativos. Globalmente, investidores das duas criptomoedas perderam cerca de 42 bilhões de dólares, de acordo com a empresa de análise de blockchain Elliptic.

Em uma entrevista via vídeo em agosto à plataforma de mídia sobre criptomoedas Coinage, Kwon disse que se mudou para Cingapura devido a preocupações com a segurança de sua família e negou sugestões de que a realocação ocorreu por causa do colapso dos ativos ou uma tentativa de fugir dos investigadores.

(Reportagem adicional de Chen Lin)