Topo

FTC diz que Cambridge Analytica enganou usuários do Facebook

06/12/2019 16h06

Por Nandita Bose e Susan Heavey

WASHINGTON (Reuters) - Reguladores dos Estados Unidos disseram nesta sexta-feira que descobriram que a agora extinta empresa de consultoria britânica Cambridge Analytica enganou consumidores sobre a coleta de dados do Facebook para definir o perfil de eleitores.

A Federal Trade Commission (FTC) também constatou que a Cambridge Analytica se envolveu em práticas enganosas ligadas à sua participação na estrutura do Privacy Shield UE-EUA - um pacto sobre a transferência internacional de dados pessoais.

A ordem do órgão proíbe a Cambridge Analytica de se manifestar sobre se ela protege privacidade e confidencialidade das informações pessoais. Também impede que a empresa de consultoria participe da estrutura do Privacy Shield UE-EUA e de outras organizações reguladoras similares.

O impacto do pedido do órgão não é imediatamente claro, pois a empresa de consultoria não está mais em atividade.

O pedido ocorre após o Facebook concordar em julho em pagar uma multa recorde de 5 bilhões de dólares à FTC para resolver uma investigação do governo sobre suas práticas de privacidade.

O órgão governamental continua a investigar a empresa em um caso antitruste separado.

A investigação da FTC foi desencadeada por alegações de que o Facebook violou um decreto de 2012, ao compartilhar indevidamente informações de 87 milhões de usuários com a empresa de consultoria.