Mais informação com menos tempo de leitura
Topo

Marrocos espera investimento de US$10 bi em nova cidade tecnológica

01/07/2019 18h09

(Reuters) - O Marrocos espera atrair investimentos de 10 bilhões de dólares e criar 100 mil empregos numa cidade de alta tecnologia perto de Tânger, no norte do país, disse uma autoridade local.

O BMCE Bank, com sede no Marrocos, assinou um memorando de entendimento em abril com a China Communications (CCCC) e sua subsidiária China Road e Bridge Corp (CRBC) para desenvolver a cidade conhecida como Tanger Tech Mohammed VI.

O acordo veio após a saída do grupo Haite da China, com o qual a BMCE e o conselho regional do norte expressaram em 2017 a intenção de construir a cidade em 10 anos.

"Havia divergências sobre a posse da nova cidade, entre outras questões", disse à Reuters Ilyas El Omari, chefe da região norte de Tânger-Tetouan-Alhoceima.

Marrocos ainda estava negociando com a CCCC a porcentagem na propriedade, disse ele.

O BMCE não respondeu aos pedidos de comentário.

"Nosso parceiro é chinês, mas isso não significa que a cidade será chinesa", disse El Omari, acrescentando que a cidade atrairá investimentos da China e outros países.

O Marrocos concederá incentivos fiscais para empresas que operam nas indústrias automotiva, aeronáutica, têxtil, química, energia renovável e alimentícia.

A cidade será construída em três fases, disse Omari. O trabalho já começou a conectar a cidade às infraestruturas rodoviárias, ferroviárias e de eletricidade, disse ele, acrescentando que a área se beneficiará do porto de Tanger Med.

Mais Tilt