Topo

1 hora por dia: OMS recomenda que você deixe seu filho longe das telas

OMS fez primeira recomendação envolvendo uso de telas por crianças - Getty Images
OMS fez primeira recomendação envolvendo uso de telas por crianças Imagem: Getty Images

24/04/2019 16h49

Crianças pequenas não deveriam passar mais de uma hora por dia assistindo à televisão e vídeos ou jogando videogames. Aquelas de menos de um ano não deveriam nem ser expostas a telas eletrônicas. Essas são as recomendas feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira (24).

A agência da Organização das Nações Unidas (ONU), que emitiu suas primeiras diretrizes do tipo, disse que as crianças de menos de 5 anos também deveriam ser fisicamente ativas e ter um sono adequado para ajudá-las a desenvolver bons hábitos por toda a vida e evitar a obesidade e outras doenças no futuro.

"O que estamos alertando é o tempo de uso excessivo destas telas eletrônicas para crianças pequenas", disse a doutora Fiona Bull, especialista da OMS, em um boletim à imprensa.

Em suas diretrizes aos Estados-membros, a OMS disse que crianças de um a quatro anos deveriam passar ao menos três horas em diversas atividades físicas distribuídas ao longo do dia.

As crianças de menos de um deveriam interagir em brincadeiras no chão e evitar todas as telas, disse a entidade.

A inatividade está provocando um aumento no número de pessoas obesas e acima do peso em todo o mundo, disse a OMS. O peso excessivo pode levar a mortes prematuras decorrentes de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão e algumas formas de câncer.

"Evitar estas mortes precisa começar nos estágios iniciais da vida", explicou Fiona.

Atualmente, um de cada três adultos está obeso ou acima do peso, e um de cada quatro adultos não faz atividades físicas suficientes, disse.

Mais Tilt