Topo

Apple desiste de central de processamento de dados de US$1 bi na Irlanda

10/05/2018 14h03

DUBLIN, Irlanda (Reuters) - A Apple desistiu dos planos de construir um centro de processamento de dados de 850 milhões de euros (1 bilhão de dólares) na Irlanda por causa de atrasos no processo de aprovação que paralisaram o projeto por mais de três anos, afirmou a companhia norte-americana nesta quinta-feira.

A Apple anunciou os planos de construção da central em fevereiro de 2015 para aproveitar fontes de energia limpa locais, mas uma série de ações judiciais atrasaram a aprovação do projeto.

O Tribunal Superior da Irlanda decidiu em outubro que o centro de processamento poderia receber sinal verde para ser construído, rejeitando apelações de indivíduos contrários ao projeto que levaram o caso para a Suprema Corte do país.

"Apesar de nossos melhores esforços, atrasos na aprovação do processo nos forçaram a fazer outros planos e não poderemos avançar com o centro de dados", disse a Apple em comunicado, antes de audiência na quinta-feira na Suprema Corte.

A Irlanda conta com companhias multinacionais como a Apple para a criação de um em cada 10 empregos no país e considera investimentos elevados em tais centros de processamento de dados como meios de assegurar a presença dessas empresas no país.

(Por Padraic Halpin)