Topo

Adição de novos assinantes online do New York Times desacelera no 1º tri

03/05/2018 16h49

(Reuters) - O New York Times teve menos assinaturas online no primeiro trimestre e registrou queda nas vendas de publicidade digital, o que fazia as ações do diário recuarem nesta quinta-feira.

O Times adicionou 139.000 assinantes digitais no último trimestre, em comparação com 348.000 um ano antes, quando ofereceu descontos substanciais para assinaturas anuais online.

O analista da Huber Research, Craig Huber, disse que alguns dos leitores que compraram assinaturas com desconto no ano passado renovaram, o que contribuiu para queda nas adições.

A receita de publicidade digital, que responde por mais de um terço do total de vendas de publicidade da empresa, caiu 6 por cento. Em contraste, a receita de publicidade impressa registrou uma queda menor, de 1,8 por cento.

"Esperamos mais um trimestre baixo em publicidade digital (no segundo trimestre), mas estamos confiantes de que voltaremos ao sólido crescimento ano a ano no terceiro trimestre", disse o presidente-executivo, Mark Thompson.

As publicações online estão sob pressão para aumentar a receita publicitária, já que a maior parte dos dólares dos anúncios é absorvida pelos gigantes da Internet Google e Facebook.

As despesas totais do New York Times subiram 2,6 por cento, para 378 milhões de dólares no trimestre. No entanto, a receita de assinatura digital aumentou 25,8 por cento, para 95,4 milhões de dólares.

Isso ajudou o lucro líquido da empresa a subir para 21,9 milhões de dólares, ou 0,13 dólar por ação, no último trimestre ante 13,2 milhões, ou 0,08 dólar por papel, um ano antes. Excluindo itens, o jornal teve lucro de 0,17 dólar por ação de operações continuadas.

A receita total subiu para 413,9 milhões de dólares ante 398,8 milhões um ano antes.

Analistas, em média, estimaram um lucro de 0,15 dólar por ação e receita de 409,1 milhões, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.

Perto do final do pregão, as ações do Times tinham queda de 0,2 por cento, a 22,95 dólares.

(Por Laharee Chatterjee)