Amazon faz oferta para comprar 60% de varejista indiana Flipkart, diz CNBC-TV18
Por Nivedita Bhattacharjee e Sankalp Phartiyal
BENGALURU/MUMBAI (Reuters) - A Amazon.com fez uma oferta formal para comprar uma participação de 60 por cento na varejista online indiana Flipkart, disse o canal de televisão CNBC-TV18 na quarta-feira, ameaçando complicar o lance do Walmart para comprar uma fatia majoritária na empresa indiana de comércio eletrônico.
Fontes disseram à Reuters no início do mês que o Walmart provavelmente chegaria a um acordo para comprar uma fatia majoritária na Flipkart, maior concorrente da Amazon na Índia, até o final de junho, por 10 bilhões a 12 bilhões de dólares.
O acordo seria a maior aquisição de um negócio online da gigante norte-americana de varejo e daria início a uma batalha com a Amazon no mercado de comércio eletrônico indiano que, segundo analistas, valerá 200 bilhões de dólares por ano dentro de uma década.
A CNBC-TV18 noticiou que a Amazon ofereceu à Flipkart uma multa por cancelamento do negócio de 2 bilhões de dólares para convencê-la a discutir uma oferta que, de acordo com analistas, traria importantes desafios antitruste, já que a Flipkart e a Amazon dominam o espaço de compras online na terceira maior economia da Ásia.
Duas fontes próximas ao assunto, que pediram para não serem identificadas, confirmaram à Reuters que a Amazon está interessada em comprar a Flipkart, mas não deram mais detalhes.
Uma das fontes disse que a Flipkart vetou uma proposta da Amazon por 51 a 55 por cento na empresa dois anos atrás, julgando o preço oferecido como muito baixo na época.
"Agora, com o Walmart, as coisas são diferentes", disse a fonte. "Tanto quanto é do meu conhecimento, nenhuma decisão foi tomada ainda. Não há prazo propriamente dito".
A CNBC-TV18, citando fontes não identificadas, disse que a nova oferta da Amazon deve se equiparar à do Walmart, mas que os investidores e fundadores da Flipkart continuam favorecendo o acordo com o Walmart, com o fundador Sachin Bansal supervisionando as negociações finais.
Um porta-voz do Walmart se recusou a comentar, enquanto a Amazon disse que não comenta rumores e especulações.
Flipkart não respondeu imediatamente ao pedido de comentário.
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