Brasil vai integrar centro de pesquisas do Atlântico nos Açores
BRASÍLIA (Reuters) - O Brasil assinará na próxima semana com Portugal e outros 10 países memorando de entendimentos de cooperação visando a instalação de um centro internacional de pesquisas sobre o Atlântico (AIR Center) no arquipélago de Açores.
O projeto, liderado por Portugal, terá uma base para pesquisas espaciais, instalações para medição de radiação atmosférica e para estudos oceanográficos e de pesca.
"O Brasil deve participar principalmente das pesquisas ligadas a energia, estudos do mar, mudanças climáticas e observação da Terra", disse o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que representará o Brasil na assinatura.
Além de Brasil e Portugal, participam das tratativas Angola, Argentina, Cabo Verde, Colômbia, Estados Unidos, Índia, Nigéria, Espanha e Uruguai, além da Comunidade Europeia.
Segundo o ministro, ainda não está definido o investimento que o Brasil fará no projeto. "Assinaremos o memorando em Florianópolis, e aí com mais formalidade começam a sair essas definições", disse.
O documento a ser assinado aprofunda a cooperação em pesquisas no Atlântico Sul e tropical, bem como em outros oceanos austrais.
(Por Leonardo Goy)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.