Nasa transmite vídeo de gato em alta resolução do espaço profundo; veja

Um gato brincando com um laser foi o protagonista da primeira transmissão em alta definição feita pela Nasa do espaço profundo.

O que aconteceu

O experimento transmitiu um vídeo de alta definição do gato, em 11 de dezembro de 2023, a 31 milhões de quilômetros de distância — ou cerca de 80 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

A gravação de vídeo foi enviada na sonda espacial Psyche em 13 de outubro deste ano. Além de testes na comunicação, a missão da sonda é explorar um asteroide com o mesmo nome.

O sinal de vídeo levou 101 segundos para chegar à Terra, informou a Nasa, e foi enviado a 267 megabits por segundo (Mbps). O instrumento, capaz de enviar e receber sinais de infravermelho próximo, enviou um laser de infravermelho codificado para o Telescópio Hale, no Observatório Palomar da Caltech, em San Diego, Califórnia.

O marco faz parte de uma demonstração de tecnologia da Nasa com o objetivo de testar possibilidades para futuras missões humanas além da órbita da Terra. O experimento foi chamado de Deep Space Optical Communications (Comunicações Ópticas no Espaço Profundo).

O gato, chamado Tater, pertence a um dos funcionários do Jet Propulsion Laboratory, equipe responsável pelo experimento. No vídeo, ele persegue um laser em um sofá. A imagem transmitida também contém alguns gráficos sobrepostos, com dados da trajetória orbital da missão Psyche.

A Nasa também apontou uma "relação histórica" entre gatos e tecnologia para escolher o vídeo de Tater como experiência. "A partir de 1928, uma pequena estátua do popular personagem de desenho animado Felix the Cat foi apresentada em transmissões de teste de televisão. Atualmente, vídeos e memes sobre gatos são alguns dos conteúdos mais populares online", afirmou a agência americana.

Deixe seu comentário

Só para assinantes