Topo

Startup testa videogame para distrair seu cachorro; veja vídeo

Game Joipaw, para cachorros - Divulgação/Joipaw
Game Joipaw, para cachorros Imagem: Divulgação/Joipaw

Bruno Torquato

Colaboração para Tilt, em Belo Horizonte

28/11/2022 15h09

Passear? Brincar com a bolinha? Nada disso. Uma startup do Reino Unido chamada Joipaw aposta em um novo entretenimento para cachorros: videogame. A empresa alega que o jogo, além de distrair seu cãozinho, pode trazer benefícios para o cérebro dele.

O protótipo ainda está em fase de testes, mas é um deafio tipo "whack-a-mole", aquele jogo eletrônico em que você usa uma "marreta" falsa para bater em bichos que saem aleatoriamente de vários buracos. O cachorro interage usando o focinho - mas não se preocupe: a tela touch é resistente à saliva dele.

O pet precisa escolher qual lado de uma imagem contém mais bolhas. Quando acerta, é recompensado com petiscos.

A empresa também desenvolve um sensor de movimento preso à coleira, que dará opção de controles adicionais em futuros jogos.

Segundo o portal Axios, o cofundador da Joipaw, Dersim Avdar, teve a ideia de focar nesse segmento quando precisou manter seu cão vira-lata dele entretido quando ele e a esposa não podiam dar a atenção que o bicho queria.

Ele afirma já ter testado jogos simples com sensor de toque em aproximadamente 300 cachorros (e em 20 lobos) e ter encontrado potenciais benefícios cognitivos para animais com cérebros mais envelhecidos.

Como é o design dos jogos para os cães

O jogo criado por Avdar começa de uma forma bem mais simples do que aqueles que são projetados para os humanos. As fases iniciais mostram apenas um alvo.

"A parte mais difícil está sendo justamente conquistar a atenção dos cachorros para que eles pudessem começar a jogar sem a pasta de amendoim", disse Avdar.

Depois disso, a ideia é treinar por até meia hora. Segundo a empresa, os desafios podem exaurir até mesmo os animais mais pensativos ou incansáveis.

Quando será o lançamento?

"A ideia é tentar desenvolver uma tecnologia que comece a reduzir a distância entre humanos e animais, em vez de aumentá-la", diz Clara Mancini, professora de interação animal-computador na The Open University, no Reino Unido, e consultora científica de Joipaw.

Ela acredita que o projeto pode levar à criação de tecnologias que ajudem os humanos a entender melhor seus animais de estimação.

Porém, ainda não há prazo para o lançamento do Joipaw. Avdar afirma que está na fase de elaboração das faixas de preços.

Ele também está criando um sistema de assinatura, que possa oferecer um amplo leque de jogos. Um deles deve ensinar o cão a não se machucar em espinhos e outro será bolado para que o bicho e seu tutor brinquem juntos. Outra ideia é uma tabela de classificação entre os cães que irão jogar.