Topo

Queda de 'bola de fogo' do céu teria destruído casa nos EUA

A casa da família ficou completamente destruída após o incêndio, supostamente iniciado pela queda de um meteorito Imagem: Reprodução/KCRA

De Tilt, em São Paulo

07/11/2022 16h14Atualizada em 08/11/2022 11h53

A queda de um meteorito teria destruído uma casa, causado um incêndio e ainda tirado a vida de um cachorro de estimação de um casal norte-americano, na última sexta-feira (4). A ocorrência foi registrada no condado de Nevada, na Califórnia.

Autoridades buscam confirmar se o caso de fato tem relação com um meteoro visto na região — que pode ter sido causado pela entrada de parte de um asteroide ou cometa em nossa atmosfera. Quando essas rochas espaciais não são totalmente destruídas pelo atrito com o ar, em altíssima velocidade, geram meteoritos que caem em solo.

De acordo com o capitão Josh Miller, do Corpo de Bombeiros de Penn Valley, vídeos de câmeras de segurança da região mostram um clarão no céu por volta de 19h30 (horário local), que foi testemunhado por vários moradores.

O morador da residência, Dustin Procita, estava sentado no sofá com seus dois cachorros quando percebeu que algo havia atingido a residência, iniciando um incêndio. "Ouvi um grande estrondo. Comecei a sentir cheiro de fumaça e fui para a varanda. Ela estava completamente envolta em chamas", contou em entrevista à emissora local KCRA.

"Sempre assisti a chuvas de meteoros e coisas do tipo quando criança, mas definitivamente não esperava que eles fossem cair no meu quintal ou no meu telhado", disse ele à KCRA. Ele e a esposa Jeanette são moradores de uma área rural de colinas onde criam gado.

No momento do acidente, Dustin estava sozinho com os animais enquanto a esposa estava no trabalho.

Durante o incêndio, Dustin conseguiu sair de casa e levar consigo um dos cães. Quando tentou voltar para resgatar Tug, um Rat Terrier, a fumaça já tinha tornado inviável que ele entrasse na residência em chamas, e o animal acabou morrendo.

"Tentei dar a volta para entrar pelas janelas, mas o fogo e a fumaça estavam se espalhando e eu não conseguia ver o interior". Agora, a família tenta arrecadar fundos para reconstruir a residência por meio de uma campanha online.

De acordo com o capitão Miller, um dos responsáveis pela apuração do incêndio, dentro de duas semanas a investigação deve estar concluída.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Queda de 'bola de fogo' do céu teria destruído casa nos EUA - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Fique por dentro