Topo

Quais peças de Stephen Hawking já foram leiloadas? Até roteiro dos Simpsons

O cientista e físico Stephen Hawking - Bruno Vincent/Getty Images
O cientista e físico Stephen Hawking Imagem: Bruno Vincent/Getty Images

Da Redação

Colaboração para Tilt

24/09/2022 04h00

Objetos pessoais do físico britânico Stephen Hawking, como um roteiro da série "Os Simpsons" e sua tese de doutorado autografada, já foram leiloados. Famoso por seu trabalho sobre as origens do universo, Hawking morreu em março de 2018 aos 76 anos, depois de passar a maior parte da vida confinado a uma cadeira de rodas por sofrer de esclerose lateral amiotrófica.

A casa de leilões Christie's realizou um leilão virtual de nove dias batizado de "Nos Ombros de Gigantes" e conseguiu arrecadar 1,8 milhão de libras esterlinas (mais de R$ 8,8 milhões) para a Fundação Stephen Hawking, criada para promover estudos sobre cosmologia, e a Associação de Doenças Neuromotoras, que pesquisa o mal do qual padecia o famoso cientista.

A filha de Hawking, Lucy, disse que a venda deu "aos admiradores de seu trabalho a chance de adquirir uma lembrança da vida extraordinária de nosso pai na forma de uma pequena seleção de itens evocativos e fascinantes".

Veja alguns itens que foram leiloados:

Cadeira de rodas motorizada

Uma cadeira de rodas motorizada usada pelo físico britânico Stephen Hawking durante os anos 1980 foi vendida por quase 300 mil libras. Ela foi usada diariamente por Hawking durante muitos anos, mas precisou ser substituída quando sua doença o impediu de usar as mãos para controlar os movimentos do objeto.

Coleção de prêmios

Uma coleção completa de medalhas e prêmios recebidos pelo físico durante toda a sua carreira foi arrematada por US$ 380 mil.

Roteiro dos Simpsons

Uma cópia do roteiro de um episódio de 2009 da série "Os Simpsons" do qual participou foi vendido por 6.250 libras. As frases do personagem de Stephen Hawking, que foram pronunciadas pelo sintetizador de voz que ele usava para falar, estão realçadas em amarelo no documento.

Tese de doutorado

O objeto que obteve maior valor foi uma cópia da tese de doutorado de Hawking, intitulada "Propriedades de Universos em Expansão", entregue na Universidade de Cambridge em 1965, quando Hawking tinha 24 anos. O trabalho foi arrematado por 584 mil libras, valor quatro vezes maior que o lance mínimo.

A tese, que Hawking escreveu fez com que o site da Universidade de Cambridge entrasse em colapso quando foi publicada através da rede em 2017.

Manuscrito sobre Isaac Newton

Outro objeto curioso que estava no leilão era um manuscrito falando sobre a fascinação de Isaac Newton pela alquimia que foi vendido por 56.250 libras.

Carta sobre Darwin

Uma carta defendendo as teorias de Charles Darwin foi vendido por 15.000 libras.

Jaqueta bomber

Uma jaqueta bomber usada por Stephen Hawking 40.000 libras.