Topo

Asteroide do tamanho de uma casa passará pela órbita da Terra nesta sexta

Asteroide do tamanho de uma baleia azul passará pela órbita da Terra, mas não representa risco de impacto - Pixabay
Asteroide do tamanho de uma baleia azul passará pela órbita da Terra, mas não representa risco de impacto Imagem: Pixabay

Colaboração para Tilt

11/08/2022 16h09

Um asteroide considerado pela Nasa como "potencialmente perigoso" vai passar pela órbita da Terra nesta sexta-feira (12).

Chamado de 2015 FF, o asteroide tem entre 13 e 28 metros de diâmetro - o equivalente ao comprimento do corpo de uma baleia azul, segundo a o site Live Science. Já a agência norte-americana afirma que o tamanho do corpo celeste pode ser comparado a uma casa. Ele vai passar pela órbita da Terra em uma velocidade de 33 mil km/h.

Segundo a Nasa, o asteroide vai chegar a cerca de 4,2 milhões de quilômetros da Terra, o que o faz ser considerado "potencialmente perigoso", segundo critérios utilizados pela agência norte-americana.

Atualmente 28 mil asteroides são monitorados pela Nasa pelo Atlas ( Asteroid Terrestrial-Impact Last Alert System - Sistema de Último Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides, na tradução livre do inglês).

Desde que o Atlas entrou em operação em 2017, foram detectados mais de 700 asteroides próximos da Terra e 66 cometas. Dois dos asteroides detectados pelo Atlas, 2019 MO e 2018 LA, realmente atingiram a Terra, o primeiro explodindo na costa sul de Porto Rico e o último pousando perto da fronteira de Botsuana e África do Sul.