Topo

Vai desistir das motos? Kawasaki agora terá 'cabra robô' de transporte

Bex foi apresentada na Exposição Internacional de Robôs em Tóquio Imagem: Divulgação

Fernando Barros

Colaboração para Tilt, de Salvador 

23/03/2022 13h22

Já imaginou um robô em formato de cabra circulando por aí? Pois essa é a nova aposta da Kawasaki, multinacional conhecida pelas suas motocicletas. A novidade foi apresentada durante a Exposição Internacional de Robôs, realizada em Tóquio, entre 9 e 12 de março.

Batizada de Bex, a invenção faz parte de uma das divisões do projeto Kaleido, mantido pela empresa desde 2015 para o desenvolvimento de robôs bípedes. Sua forma foi inspirada numa espécie de caprino chamado ibex (bem parecido com cabras) presente em regiões da Europa, Ásia e África.

O animal robótico apresenta quatro pernas, pode ser montado por pessoas e foi projetado com um conjunto de rodas nos joelhos, que permitem que ele se abaixe e se movimente rapidamente em terrenos lisos e planos. Com essa configuração, a "cabra" se transforma praticamente numa scooter elétrica.

Bex também consegue transitar por locais mais inclinados ou difíceis, graças à sua capacidade de esticar as pernas e articulá-las para caminhar.

O robô pode carregar até aproximadamente 100 kg e a proposta é que seja utilizado para ajudar no transporte de cargas, como em obras, por exemplo, ou na inspeção remota de áreas industriais.

Além disso, o design da parte superior de Bex é modelar. Isso significa que, se a ideia de uma cabra robótica transportando pessoas ou materiais lhe parecer bizarra demais, a pessoa pode alterar para que esse aparato tecnológico não se pareça com o animal.

*Com informações do site Engadget.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vai desistir das motos? Kawasaki agora terá 'cabra robô' de transporte - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Curiosidades de tecnologia