Topo

Direto da ISS: astronauta captura imagem incrível da Lua e da Terra; veja

Astronauta faz foto impressionante da Lua Imagem: Reprodução

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt, em São Paulo

17/02/2022 14h40

O astronauta Mark Vande Hei está viralizando nas redes sociais com uma foto impressionante compartilhada em sua conta do Twitter. Ele está na Estação Espacial Internacional (ISS) e capturou a Lua e da Terra juntas.

"Chocantemente brilhante quando abri nossas persianas, a Lua permaneceu desfilando. Em breve estaremos explorando nosso vizinho novamente", escreveu Vande Hei.

Em seu comentário, o astronauta faz referência às próximas missões Artemis da Nasa, na qual a primeira mulher negra pisará na Lua até o final desta década. Essa missão também será a primeira visita tripulada à superfície lunar desde as missões Apollo há cinco décadas.

A agência espacial norte-americana planeja realizar, ainda este ano, o primeiro voo de teste do foguete SLS e da espaçonave Orion que eventualmente levará uma tripulação para a Lua.

Essa é a segunda visita do astronauta à ISS — que orbita cerca de 402 quilômetros da terra. Vande Hei trabalha em vários experimentos científicos nas condições únicas de microgravidade que a estação espacial oferece.

Ele ainda pretende bater o recorde de astronauta americano com mais dias no espaço. Recentemente, comemorou 300 dias em órbita e deve permanecer na estação espacial por mais um tempo já que sua missão é de 355 dias. Até então, o astronauta norte-americano que detém o recorde é Scott Kelly, que ficou no espaço por 340 dias em 2016.

O recorde mundial é de Valeri Polyakov, cosmonauta russo que permaneceu na ISS por 437 dias e 18 horas durante uma missão na década de 1990.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Direto da ISS: astronauta captura imagem incrível da Lua e da Terra; veja - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Ciência