Topo

Feira de tecnologia dos EUA mantém planos, apesar de ômicron e desistências

CES é uma feira de tecnologia realizada anualmente em Las Vegas, nos EUA - Divulgação
CES é uma feira de tecnologia realizada anualmente em Las Vegas, nos EUA Imagem: Divulgação

Guilherme Tagiaroli

De Tilt, em São Paulo

25/12/2021 08h00Atualizada em 25/12/2021 16h31

A CES (Consumer Electronic Show) é uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, que é realizada anualmente em Las Vegas, nos EUA. A edição de 2022, que ocorre entre 5 e 8 de janeiro, já teve várias desistências de empresas grandes devido à propagação da variante ômicron no país. Mesmo assim, a organização insiste que o evento ocorrerá normalmente e que mais de 2.000 empresas já confirmaram a presença.

Até o momento, já desistiram de participar da CES 2022 de forma presencial: Microsoft, Lenovo, Google, GM, a operadora T-Mobile, Meta, Twitter e Pinterest.

Em uma mensagem recente no perfil oficial da feira, a organizadora diz que "mais de 2.220 empresas estão confirmadas para participar da CES presencialmente" e que "estamos concentrados em reunir a indústria da tecnologia e dar àqueles que não puderem comparecer a capacidade de vivenciar a magia da CES digitalmente".

A CES diz ainda que tem trabalhado com especialistas na área da saúde e que adotará "as melhores práticas" no local do evento. A organização que exigirá comprovante de vacinação, uso de máscara e que no local haverá disponibilidade de testes de covid-19.

Por ora, estão confirmadas empresas como Samsung, LG, Panasonic, Nikon, Qualcomm, dentre outras.

A edição deste ano da CES, realizada entre 6 e 9 de janeiro, ocorreu apenas virtualmente. A última edição presencial do evento rolou em 2020.

Desde 20 de dezembro, a variante ômicron de covid-19 se tornou a cepa dominante dos Estados Unidos, contabilizando 70% dos novos casos do país — o restante das infecções são da variante delta.

Segundo dados do site "Our World in Data", ligado à Universidade de Harvard, 61,7% da população dos EUA está completamente vacinada. No Estado de Nevada, onde a feira ocorre, 56,1% das pessoas estão completamente imunizadas.