Topo

Por que os apps do Google estão mudando de visual? Entenda o Material You

Material You é novo design do Google para o Android 12 e aplicativos Imagem: Divulgação/ Twitter @googledevs

Aurélio Araújo

Colaboração com o Tilt, de São Paulo

26/09/2021 04h01

Se você usa Android, talvez já tenha notado que os aplicativos do Google ganharam um novo visual. A mudança já está acontecendo em apps como Gmail, Relógio, Contatos, Câmera e Telefone, e o próximo será o Google Photos.

Mas o que, afinal, é essa transformação? Trata-se do Material You, nova linguagem de design do Google, desenvolvida para o Android 12, a próxima versão do sistema operacional de celulares. A empresa divulgou mais detalhes neste mês.

Revelada em maio, no Google I/O, evento em que a companhia apresenta anualmente suas novidades, o Material You é descrito pela empresa como "o novo jeito radical do Google de pensar sobre design". Serão alterações mais personalizadas, com botões maiores, cores dinâmicas e animações mais suaves.

Sameer Samat, vice-presidente de gestão de produtos do Google, descreve o Material You como "a maior mudança de design na história do Android".

Material You, novo design do Google para o Android 12 e aplicativos Imagem: Reprodução/Google

É uma evolução do Material Design, a linguagem desenvolvida pelo Google para os seus apps em 2014 que, apesar de algumas mudanças sutis desde então, segue mais ou menos a mesma.

Até então, ela se baseava na aparência do papel real, como se o design dos aplicativos fosse a sequência tecnológica dele.

O Material You pretende ir um pouco mais além: não só os apps receberão o visual da nova linguagem, mas também suas versões web e até hardware produzido pelo Google. Claro, deve levar algum tempo até que tudo isso ocorra.

O que muda na prática no seu Android

Como já dito, vários apps estão passando progressivamente pela mudança para o Material You. Essa transformação é perceptível de formas diferentes, dependendo do aplicativo. No momento, ainda não há a adaptação dinâmica de cores, que deve chegar somente junto com o Android 12.

O que podemos ver de diferente por enquanto é:

  • No Google Fotos, a barra de botões superiores mostra todos eles num formato de pílula;
  • No Telefone no Android, a barra de navegação inferior tem um indicador, também em formato de pílula, que mostra em qual aba do app você está;
  • Há também dois botões flutuantes que antes eram circulares e agora estão mais para quadrados arredondados;

O indicador em formato de pílula, um dos destaques do Material You, também está presente em outros apps, como o Google Drive e o Gmail, por exemplo. Além do mais, há uma mudança de fonte também, o que, segundo a empresa, é para melhorar a leitura em vários tamanhos, mesmo nos menores.

São alterações pequenas mas que, somadas, fazem uma grande diferença no visual do Android.

Se você ainda não recebeu essas atualizações em seu smartphone, também não é caso para se preocupar: elas estão sendo feitas aos poucos, e a intenção é que a transformação completa só seja vista quando o Android 12 for lançado, o que deve ocorrer no início de outubro.

A inspiração

Segundo o Google, seus designers partiram para a criação com a seguinte questão em mente: "e se a forma não apenas seguisse a função, mas seguisse também a sensação?" O anúncio da nova linguagem, feito pelo chileno Matías Duarte, vice-presidente de design da empresa, prometeu "abraçar a emoção e a demanda popular por mais expressividade e controle sobre seus dispositivos pessoais".

Dessa forma, a intenção é que você que usa os produtos do Google se sinta um cocriador deles, tornando-os mais pessoais. Um exemplo disso é que a paleta de cores do papel de parede do seu smartphone é usada pelo Material You para gerar novas aparências para os apps. Assim, sua experiência em usar o Android seria única e adaptada a você.

Para o próprio Google e para desenvolvedores, a novidade é mais facilmente adaptável a diferentes tamanhos de tela. A chamada UI, sigla para user interface (interface de usuário, em português) reage a mudanças de tela e de contexto, o que torna a experiência "mais confortável", diz a empresa.

Por fim, o Material You promete dar mais controle a quem usa Android sobre o contraste, o tamanho e a espessura das linhas dos elementos visuais, customizando a UI para cada um.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por que os apps do Google estão mudando de visual? Entenda o Material You - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Fique por dentro