Topo

Café moído na hora é melhor? Experimente estes moedores e descubra

Café moído na hora tem sabor e aroma mais intensos do que o pó comprado no supermercado - Getty Images
Café moído na hora tem sabor e aroma mais intensos do que o pó comprado no supermercado Imagem: Getty Images

Lucas Santana*

Colaboração para Tilt

21/07/2023 04h00

Só de sentir o aroma e degustar cada gole daquele cafezinho já são suficientes para dar aquela sensação de bem-estar para os amantes da bebida.

Experimentar cafés com diferentes tipos de acidez é um hábito comum entre os entusiastas, mas você sabia que o método de preparo e até a forma de moer os grãos podem torná-lo ainda mais saboroso?

O que o café moído na hora tem de especial?

O aroma mais forte do café é um importante fator de influência da moagem caseira dos grãos, principalmente em comparação com o café em pó industrializado, explica Luiza Burleigh, barista e instrutora especialista em cafés.

"Se a gente pensa que parte do que sentimos, em termos de sabor, vem do aroma, então o café moído na hora aumenta muito a nossa experiência de sabor com o café. O café moído na hora é mais aromático e, portanto, muito mais saboroso", diz.

E, para quem se interessa sobre a moagem do café, saiba que a ferramenta usada para isso não é menos importante. Existem diferentes tipos de moedores disponíveis no mercado:

  • moedor manual com lâminas cônicas: é o modelo mais preciso no resultado, de valor intermediário, mas que exige paciência do operador por ser manual
  • moedor elétrico comum: lembra um processador de comida e mói o café uniformemente, sem regulação de moagem
  • moedor elétrico com lâminas cônicas: junta a maior precisão da moagem com a praticidade de ser elétrico, mas é o mais caro dos três

Qual o melhor modelo de moedor de café?

A resposta depende do seu orçamento e do seu paladar para o café. Burleigh recomenda que iniciantes se aventurando pela primeira vez busquem um modelo elétrico.

Consumidores mais experientes podem optar por modelos manuais sofisticados ou elétricos com ajuste de moagem.

Para ajudar na escolha, o Guia de Compras UOL, selecionou alguns modelos de moedores manuais e elétricos bem-avaliados entre consumidores. Confira a seguir:

O moedor manual Mimo Style mói os grãos por meio de uma moagem prática: basta adicionar os grãos no depósito, ajustar o nível e girar continuamente a manivela no sentido horário. O aparelho é pequeno, o que facilita o armazenamento. O moinho é equipado com lâminas de cerâmica em formato cônico, o que deixa a moagem mais consistente e precisa.

O moedor da Hario vem com adaptador hexagonal reforçado para aumentar a consistência de moagem e reduzir o desgaste do uso diário. A lâmina de cerâmica pode ser ajustada e oferece uma moagem consistente. Seu design pequeno e fino facilita o armazenamento e o transporte. Uma moagem completa rende até dois copos de armazenamento.

A opção elétrica da Philco mói até 50 g de café por vez, de forma bem simples. Vem com uma base antiderrapante e tampa transparente, que permite visualizar os grãos sendo moídos. Suas lâminas são feitas de aço inoxidável. Vem com botão para o modo "pulsar", colher dosadora e suporte na base para enrolar o cordão elétrico. O corpo do produto tem acabamento em inox.

O produto da Oster é equipado com lâminas em aço inox para moer grãos de café com precisão. Seus 150 watts de potência permitem uma moagem rápida para os 50 gramas de café que mói por vez. O produto deve agradar consumidores médios, que não precisam de moagem ajustável. É compacto e fácil de carregar por aí. Acompanha uma escovinha para limpeza.

O moedor de café Hamilton Beach é conhecido dos apreciadores de café. Ele possibilita até três níveis de moagem de café, para controle de espessura de moagem dos grãos. Seu motor tem 150 watts de potência, suficiente para grãos de café bem moídos. Um diferencial é que o equipamento funciona de forma automática, sem precisar das mãos.

O moedor de café da Cadence deixa o grão na moagem que você quiser e é rápido: mói 45 gramas de café em poucos segundos. Sua lâmina em aço inoxidável com design exclusivo para bater até mesmo os ingredientes mais duros.

Com corpo de aço inox com pintura eletrostática e botão liga e desliga com iluminação e dispositivo de segurança, o moedor da Bialetti possui lâminas em aço inox e reservatório para 50 gramas de café.

'Se você gosta de café, compre um moedor'

A chefe de marketing Aline Oliveira substituiu o café em pó tradicional pelo produto em grãos, moído na hora, em 2012. Segundo ela, o sabor e o cheiro do café moído na hora são muito melhores do que o da bebida feita com o pó comprado no supermercado.

"Se você gosta de café, compre um moedor. Vale muito a pena pela qualidade da bebida, pela possibilidade de testar receitas, mudando a moagem e até testando novos métodos de extração", afirma.

Ela diz que moer o grão e preparar o café logo pela manhã já virou parte do seu ritual diário. "Acordar mais cedo virou um hábito por conta disso. O cheiro que fica em casa de manhã espanta qualquer mau-humor matinal", diz ela, que mora em Campinas (SP).

*Conteúdo publicado originalmente em 31/08/2021.

Curte eletrônicos, games e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de produtos: no Monitor de Ofertas UOL, no Twitter (@ofertas_uol), no Telegram (monitordeofertasuol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).

Rodapé content commerce -  -