Topo

Quem é Ruth de Souza, a homenageada de hoje do doodle do Google

Google faz homenagem pelos 100 anos de Ruth de Souza Imagem: Reprodução/Google

De Tilt, em São Paulo

12/05/2021 11h41

Quem entrar na página do Google nesta quarta-feira (12) vai encontrar uma homenagem à atriz Ruth de Souza (1921-2019). A artista, que completaria 100 anos hoje, é considerada a primeira-dama negra do teatro, do cinema e da televisão brasileira.

O #GoogleDoodle de hoje celebra a atriz Ruth de Souza, uma das primeiras atrizes negras da história do teatro brasileiro. Além dos palcos, Ruth também fez muito sucesso na televisão e no cinema, abrindo caminho para muitos outros artistas negros no Brasil e no mundo. pic.twitter.com/uorWgQUL6n

Relacionadas

-- Google Brasil (@googlebrasil) May 12, 2021

Ruth de Souza nasceu em 1921, no Rio de Janeiro. Ainda adolescente, ingressou no Teatro Experimental Negro do Rio, projeto fundado em 1944 para lutar contra a discriminação racial.

Com mais de 60 anos de carreira na televisão, ela foi a primeira atriz negra a se apresentar nos palcos do Teatro Municipal do Rio, na peça "O Imperador Jones" (1945), e também primeira a ser protagonista de uma novela, "A Cabana do Pai Tomás" (1969), na Globo.

Entre seus outros trabalhos na TV estão O Rebu (1974), Sinhá Moça (1986), Mandala (1987), O Clone (2001) e Senhora do Destino (2004). Fez mais de 25 peças teatrais e mais de 30 novelas.

Ruth de Souza Imagem: Divulgação/ TV Globo

Em entrevista ao UOL, em 2016, Ruth Souza lamentou o fato de o racismo ainda ser uma questão em pleno século 21. "Tudo é uma questão de educação", disse.

Ela afirmou ainda que, por ter vivido uma carreira em que sempre foi coadjuvante, lutou bastante contra os estereótipos relacionados ao negro no Brasil. Segundo a atriz, era uma "alegria" ver artistas como Lázaro Ramos e Taís Araújo como protagonistas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Quem é Ruth de Souza, a homenageada de hoje do doodle do Google - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Google