Topo

Ataque hacker: portal do TRF-1 é tirado do ar como medida preventiva

Imagem: Tommaso79/Getty Images

Renata Baptista

De Tilt, em São Paulo

27/11/2020 18h47

Um ataque hacker atingiu, nesta sexta-feira (27), os sistemas do Tribunal Regional da Primeira Região (TRF-1) e fez com que o órgão retirasse do ar o portal da Justiça Federal do Distrito Federal e 13 estados.

Em nota, a administração do tribunal afirmou que os sistemas foram colocados em modo restrito como medida preventiva após a informação veiculada em redes sociais de que ocorrera uma invasão ao ambiente tecnológico.

"Todos os sistemas do tribunal foram colocados em modo restrito para permitir adequada investigação, sendo que, até o momento, não se identificou nenhum ativo de TI comprometido", afirma a nota.

Em um site usado por hackers para expor vazamentos, foram publicados nomes de arquivos que estariam nas bases de dados do TRF-1. O conteúdo deles não foi divulgado.

O ataque foi comemorado por grupo em redes sociais Imagem: Reprodução

O ataque foi comemorado nas redes sociais pelo grupo que afirma ter capturado os dados e que, com isso, mostrou a "vulnerabilidade" do sistema do TRF-1, que abrange 66% do território nacional e possui o maior acervo da Justiça Federal.

Com a retirada do portal do ar, consultas processuais e a emissão de certidões on-line estão indisponíveis no Distrito Federal e 13 estados abarcados pelo TRF-1. São eles Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais e Goiás.

Outros ataques

Outros órgãos federais foram alvos de ataques cibernéticos neste mês de novembro. No dia 3, hackers invadiram o sistema de informática do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o que provocou a interrupção de diversos julgamentos que ocorriam por videoconferência e a suspensão de prazos processuais.

Na mesma semana, o sistema de comunicação do Ministério da Saúde ficou fora do ar, deixando o órgão sem internet, telefone fixo e acesso a emails corporativos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ataque hacker: portal do TRF-1 é tirado do ar como medida preventiva - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Segurança