Topo

Parece até glitter! Imagem de Andrômeda é eleita a melhor do ano

Foto deu ao engenheiro e fotógrafo Nicolas Lefaudeux o prêmio da Insight Investment Astronomy Imagem: Nicolas Lefaudeux/Insight Investment Astronomy Photographer of the Year

Mirthyani Bezerra

Colaboração para Tilt

22/09/2020 11h56

Parece até um punhado de glitter brilhando no escuro no final do Carnaval, mas essa é imagem da nossa vizinha mais próxima: a galáxia de Andrômeda, que fica a cerca de 2,54 milhões de anos-luz de distância da Terra.

O registro foi feito pelo engenheiro óptico francês e fotógrafo amador Nicolas Lefaudeux, e levou o primeiro lugar no concurso de 2020 da Insight Investment Astronomy.

O concurso é anual e engloba fotógrafos de todo o mundo. "A competição traz todos os anos a melhor fotografia espacial do mundo, desde paisagens espetaculares até imagens alucinantes de planetas e galáxias distantes", diz o texto do site do concurso.

"Você já sonhou em tocar uma galáxia?", brincou Lefaudeux, ao falar sobre a imagem vencedora no seu website. Além do título de Fotógrafo do Ano da Insight Investment Astronomy, dele levou para casa um prêmio de 10.000 libras esterlinas (cerca de R$ 69 mil).

Para fazer a imagem, o francês posicionou sua câmera em um ângulo em relação ao foco do telescópio, o que suaviza as bordas da imagem para que a galáxia pareça estar próxima. Essa técnica é chamada de tilt shift —o mesmo daquelas fotos de cidades que parecem estar em miniatura. Ele usou um adaptador em 3D para a lente da câmera dele e não um software que dá o efeito de desfoque, como o que a gente tem nos nossos celulares.

Segundo ele, foi isso que desfocou as estrelas e deu essa sensação de uma galáxia flutuando entre elas. "Embora eles possam parecer semelhantes à primeira vista, o filtro de software é apenas uma pálida imitação do efeito real obtido com o tilt-shift do hardware, especialmente para astrofotos", disse.

No site, ele deu um passo a passo (em inglês) de como fazer uma imagem parecida com a que ele obteve.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Parece até glitter! Imagem de Andrômeda é eleita a melhor do ano - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Astronomia