Topo

Meme é coisa séria? Perfil do Instagram usa GIFs para ensinar divertindo

Imagem: Reprodução

Carina Brito

Colaboração para Tilt

22/04/2020 04h00

É quase impossível imaginar como seria a internet sem os memes nas redes sociais. Agora eles podem ser usados até para educar. É a ideia do perfil de Instagram GIFs Educativos, que pode até parecer uma brincadeira no primeiro momento, mas mostrou que é coisa séria e já alcançou quase 100 mil seguidores.

A página foi criada pelo paulista Sergio Junior, 23, que se deparou com alguns GIFs do tipo no Twitter e no Facebook. "Era tudo muito jogado e eu me perguntei por que ninguém havia criado uma página só para isso. Decidi criar."

Relacionadas

A página foi feita primeiro no Facebook e depois de cerca de um mês foi também para o Instagram — onde é o grande foco agora. Segundo o criador, o objetivo da página é levar informações básicas de diferentes assuntos para as pessoas.

"São coisas que a gente vê no ensino fundamental e no ensino médio de uma forma mais contemporânea, porque a internet hoje em dia vive muito dos memes", afirma. Para ele, a junção da piada com a informação é o que torna a página tão atrativa.

Um exemplo é a publicação sobre uso de antibióticos, que fala sobre os riscos de usar remédios sem indicação médica. A protagonista do meme é a Gretchen (já figurinha carimbada nas publicações), que virou até uma seguidora da página.

E óbvio que o coronavírus também virou assunto na página —que agora ensina até sobre os cuidados que devem ser tomados para se precaver (com a ajuda da Andressa Urach):

Página colaborativa

Os "GIFs" —na verdade, o perfil usa vídeos curtos com legendas— são feitos com a ajuda dos próprios seguidores da página, que publicam suas ideias primeiro em um grupo de Facebook com cerca de 10 mil membros.

Para ser publicado no perfil, o vídeo precisa seguir alguns critérios, como uma legenda que passe com tempo suficiente para que seja lida sem problemas. Além disso, o ideal é que seja um conteúdo de fácil assimilação para todos.

"A maioria dos GIFs são produzidos por outras pessoas e eu mesmo aprendo muito com eles, principalmente aqueles que são de áreas que eu não tenho muita afinidade, como as biológicas", afirma Junior, que é estudante de Arquitetura e Urbanismo.

Deu tão certo que ele percebeu que não daria conta de administrar tudo sozinho. Hoje, conta com a ajuda de mais três pessoas —que já produziam material para a página e se mostraram interessados em ajudar na parte administrativa.

O sucesso veio

Com quase um ano de página criada, Junior fica impressionado por ter conseguido tantos seguidores. "Não passava pela minha cabeça. Óbvio que quando criamos uma página, sempre temos a expectativa de que ela vai se tornar um sucesso. Mas ainda fui bem surpreendido positivamente", afirma.

O próximo passo para Junior é conseguir patrocinadores para a página, e ele já tem ideias de como fazer isso: "Por exemplo, uma marca de protetor solar. A propaganda pode ser feita em um textinho na publicação e o GIF educativo falando da importância de se usar protetor solar. Eu já vejo isso como algo que podemos conquistar".

Como baixar os vídeos do Instagram

Bruna Souza Cruz

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Meme é coisa séria? Perfil do Instagram usa GIFs para ensinar divertindo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Redes sociais