Topo

Google Fotos permite editar desfoque, mas só em celulares com modo retrato

Este é o resultado de uma foto em modo retrato. E em breve você poderá editar a foto posteriormente dessa forma - Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Este é o resultado de uma foto em modo retrato. E em breve você poderá editar a foto posteriormente dessa forma Imagem: Gabriel Francisco Ribeiro/UOL

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

20/11/2018 13h16Atualizada em 21/11/2018 16h44

Você gosta do modo retrato do iPhone, aquele que desfoca o fundo? Agora o Google Fotos está trabalhando para que você possa editar esse efeito lá mesmo no app, que serve para armazenar e organizar suas fotos. Só tem um problema: isso só vai funcionar se as fotos forem tiradas com celulares que contam com o modo retrato no app de câmera.

Para quem não sabe, é o modo retrato que permite acentuar o desfoque no fundo de uma foto, focando só o que está à frente, e isso pode ser feito com um efeito de duas lentes ou via software.

VEJA TAMBÉM:

Atualmente, só alguns modelos Android já acessam o novo recurso do Google Fotos: os celulares Pixel (do próprio Google, à venda nos EUA) e alguns da Motorola. Esses celulares já contam com modo retrato na câmera.

A diferença é que agora o usuário poderá modificar ou criar o efeito depois do clique, caso tenha esquecido de ativá-lo no momento da foto. O Google anunciu, em sua conta no Twitter, que o recurso foi lançado para iPhones e deve chegar em breve a outros modelos.

Nos iPhones, os modelos que trazem modo retrato nativamente são os das famílias iPhone 7, 8 X, incluindo aí os XR e XS deste ano, então só fotos feitas nesses aparelhos vão poder ser editadas.

A novidade deve ser liberada aos poucos. O UOL tentou achar o recurso nesta terça-feira em um iPhone X, e ele ainda não havia aparecido, mesmo com o app atualizado.

Editor de Modo retrato no Google Fotos para iOS - Reprodução/The Verge
Editor de Modo retrato no Google Fotos para iOS
Imagem: Reprodução/The Verge

O site "The Verge" já conseguiu experimentar a ferramenta no iOS, e ela funciona assim: ao entrar em uma foto no Google Fotos, clique na edição (com o ícone de equalizador). Em seguida, pressione o botão de edição uma segunda vez para chegar ao controle deslizante de profundidade, que estará abaixo das barras existentes para luz e cor.

A versão para iOS do Fotos também permitirá utilizar o recurso de "Color Pop" manualmente, que deixa você escolher um objeto ou pessoa na foto para destacar com cor, enquanto o fundo fica preto e branco. Ele será uma das opções de filtro automático, na área de edição.

Mais Tilt