Depois das digitais e dos olhos, sua pegada dirá quem é você
Sistemas de identificação biométrica já são conhecidos de todo mundo: quem tem um smartphone com leitor biométrico usa o sistema todo dia - padrão da íris e reconhecimento facial são outras "assinaturas" que nosso corpo possui.
Agora, pesquisadores do Instituto Indiano de Tecnologia querem mostrar que a sua pegada também pode ser utilizada para identificar você.
Para isso eles usaram um aparelho chamado geofone, que consegue captar vibrações no solo, transformando esses dados em pulsos elétricos. A partir daí, oito voluntários andaram, descalços, ao redor desse aparelho, em distâncias que variavam entre 1 e 2,5 metros.
VEJA TAMBÉM:
- Busão, aeroporto e shopping: reconhecimento facial já é realidade no Brasil
- Bancos e lojas pagam até R$ 4,70 por acesso a dados do seu rosto
- Entenda a tecnologia por trás da biometria
Após coletarem quase uma hora de dados sobre a caminhada de cada um dos voluntários - o que gerou uma base de dados de 46.489 passos -, um algoritmo foi treinado para identificar os padrões de cada pessoa. O resultado do teste foi promissor: com apenas sete passos, a inteligência artificial se mostrou capaz de identificar cada participante com uma precisão de 92%.
Uma das principais utilidades do sistema seria em sistemas de segurança. Explica-se: ao contrário de leitores de íris e de impressões digitais, um "leitor de pegadas" poderia facilmente ficar escondido, dificultando tentativas de burlar o sistema. Isso seria útil, por exemplo, na entrada de prédios que requerem um cuidado maior com a segurança, como bases militares ou bancos.
VEJA TAMBÉM:
- Biochip: implante na mão promete vida sem chave, cartão e senha
- Veja se você usa alguma das senhas mais populares (e inseguras) da internet
- Sem rosto ou digitais: Samsung estuda usar seu sangue para identificar você
Por outro lado, a tecnologia envolvida ainda precisa evoluir. O motivo para isso? Como está, o "leitor de pegadas" consegue identificar apenas uma pessoa por vez, o que diminui sua principal utilidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.