Minimalista, roteador da Nokia resolve problema do wi-fi junto a operadoras
Um cilindro branco, sem botões, com cerca de 20 centímetros, bonito o suficiente para você tirar dos esconderijos de fios e colocar no meio da sala —o que, por si só, já ajuda a melhorar o sinal wi-fi.
O novo roteador da Nokia, que deve ser apresentado globalmente no final de junho e foi antecipado ao UOL Tecnologia, além de apostar no design elegante, quer resolver um dos grandes problemas de quem usa a banda larga: identificar o que está causando a queda do wi-fi.
Para isso, conta com um software que pode ser acessado pela operadora remotamente para detectar onde está o problema do sinal ou o que está interferindo na conexão.
"Hoje, 30% das ligações para os calls centers das operadoras são de usuários reclamando do wi-fi. E para identificar e resolver os problemas, você precisa mandar um técnico, o que é caro", diz Reinaldo Gonçalves, gerente de produto interno da Nokia.
A empresa diz que o aparelho é inteligente e contorna problemas de conexão, garantindo uma rede uniforme para diversos objetos da chamada internet das coisas (IoT, internet of things). O software ainda te mostra uma lista de tudo o que está conectado ao Nokia Wi-Fi.
O roteador também conta com módulos extras --menores, de cerca de 10 cm -- que funcionam como repetidores, com a vantagem de espelhar o sinal, sem perda de qualidade. Com eles, você pode espalhar o sinal pela casa, sendo que o principal fica ligado diretamente nos cabos de fibra ótica ou DSL das operadoras.
Em princípio, ele será vendido via operadoras, provavelmente associado a um pacote de serviços. No futuro, poderá ser comprado pelos consumidores — isso, segundo a Nokia, está previsto para acontecer até o final do ano. O preço ainda não foi divulgado --o aparelho ainda está em fase de receber homologação da Anatel.
VEJA TAMBÉM
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.