Recebeu vaga de emprego em rede de supermercado no WhatsApp? É golpe!

Aproveitando-se da onda de desemprego e empregos informais que tomam o Brasil, hackers estão enviando mensagens de WhatsApp com falsas vagas de emprego que, se acessadas, podem instalar vírus e outros arquivos maliciosos ao seu celular.
Desta vez, o golpe utiliza o nome da popular rede de supermercados Atacadão, com a mensagem dizendo ser parte de um processo seletivo para vagas que oferecem salários de até R$ 2.800, além de benefícios como assistência média, vale-transporte, vale-refeição e seguro de vida.
Ao clicar no link, o usuário deve responder três perguntas - "Você é maior de idade?", "Já trabalhou registrado?" e "Tem disponibilidade para fazer horas extras?" - e é redirecionado para uma nova página, perguntando se gostaria de agendar uma entrevista para a vaga de emprego.
Veja também:
- Vê se aprende! Os golpes que mais causaram estragos em 2017
- Desconto falso! Golpe do WhatsApp usa o Burger King para enganar
De acordo com a DFNDR Lab, laboratório da empresa de segurança digital PSafe, ao aceitar a "entrevista" a vítima está na verdade autorizando o criminoso a enviar novos golpes via notificações "push", que permite envio de avisos para usuário após uma confirmação prévia - o que significa que, no futuro, o hacker pode enviar arquivos e notificações maliciosas com total liberdade, sem precisar interagir diretamente com o dono do aparelho.
O DFNDR Lab indica que mais de 1 milhão de pessoas foram afetadas pelo golpe, com 300 mil vítimas só no último dia.
Um representante da rede Atacadão divulgou o seguinte pronunciamento sobre o golpe que usa o nome da empesa: "O Atacadão reforça que a informação sobre vagas de emprego circulando nas redes sociais é falsa. A empresa recomenda que os usuários ignorem a mensagem, que pode conter vírus, e reforça que somente divulga suas vagas por meio dos portais Vagas.com e Catho, além de receber currículos nas células de recrutamento das suas unidades pelo país."
Para evitar que este tipo de ataque afete seus celular, é importante não clicar em links suspeitos - especialmente com ofertas de emprego, como este - e ter um antivírus instalado no dispositivo, que pode detectar a fraude automaticamente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.