Aos 81 anos, japonesa lança seu primeiro aplicativo para iPhone

Ela aprendeu a usar o computador aos 60 anos. Agora, aos 81 anos, a japonesa Masako Wakamiya acaba de lançar seu primeiro aplicativo para Iphone.
Depois de uma carreira de 43 anos num dos principais bancos do país, ela descobriu os prazeres de manter um blog, onde divulga vídeos de suas viagens e ensina a usar planilhas de Excel para fazer padrões de artes japonesas para serem usadas em crochê, tricô e outros trabalhos manuais --técnica que ela inventou a partir das funções que usava em seu antigo trabalho.
O aplicativo desenvolvido por Wakamiya faz referência à tradição local do Hinamatsuri, em que bonecos ornamentais são dispostos numa espécie de estante organizada em degraus sucessivos, como uma escada.
Os usuários do aplicativo devem dispor de forma correta os bonecos, como o do imperador, a imperatriz, os músicos e membros da corte. O jogo termina quando os 12 bonecos são colocados nas posições corretas.
Wakamiya ficou conhecida após dar uma palestra do projeto TEDx sobre o uso do mundo digital por pessoas mais velhas. No vídeo, ela conta que quando chegou perto da idade de se aposentar, ela começou a ficar deprimida. Então, encontrou uma nova vida depois que comprou seu primeiro computador —e montou-o sozinha.
"Eu ganhei asas", ela conta, após se conectar. "Estou tão ativa e cheia de energia."
Ela logo decidiu inspirar outras pessoas da idade dela a desfrutar das possibilidades online.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.