Rompimento de barreiras afeta rede de telefonia em Mariana (MG)
Do UOL, em São Paulo
11/11/2015 19h39Atualizada em 13/11/2015 12h23
Desde que Mariana (MG) foi devastada por uma enxurrada de lama provocada pelo rompimento de duas barragens, há uma semana, a região tem sofrido com a instabilidade dos serviços de telecomunicação. Relatos apontam dificuldades na realização de chamadas. As ligações nem sempre são completadas com sucesso e, quando concluídas, demandam insistência dos usuários.
A Claro, Embratel e Net, segundo o Grupo América Móvil Brasil --que opera as marcas--, reforçaram seu serviço de telecomunicações para atender a região. "Assim que tivemos conhecimento do rompimento e da devastação da região, mobilizamos nossas equipes técnicas e passamos a reforçar toda a infraestrutura que atende a região, garantindo mais capacidade e plena disponibilidade no sistema de telecomunicações local", disse Gustavo Silbert, diretor executivo da Embratel.
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Silbert acrescentou ainda que a empresa está "trabalhando para que a rede de telecomunicações da localidade continue funcionando de forma autônoma, oferecendo serviços fundamentais para ajudar a comunidade local, as empresas da região, as autoridades e órgãos que trabalham nas atividades de socorro, resgate e recuperação da área."
Segundo ele, após solicitação da presidência da Câmara Municipal de Mariana e com suporte das equipes de resgate, técnicos da empresa obtiveram acesso ao local e "conseguiram melhorar significativamente o sinal em Bento Rodrigues".
Já a Claro informou ter liberado chips para uso das equipes de resgate, que, de acordo com o Grupo América Móvil Brasil, estariam com dificuldade de comunicação. O auxílio também se estendeu ao Servas (Serviço Voluntário de Assistência Social), órgão ligado ao Governo do Estado de Minas Gerais, com a disponibilidade de chips.
Já a Telefônica Vivo confirmou a existência de falha técnica em uma das antenas que atende o distrito de Bento Rodrigues, que poderia impactar alguns clientes com conexão na rede de segunda geração. O problema, que foi solucionado na última quinta-feira (12), não chegou afetou a antena com tecnologia 3G --que está operando normalmente, tanto para serviços de voz como dados.