Topo

Tablet Positivo Mini Quad oferece ótimos recursos de tela; áudio decepciona

Tablet Mini Quad, Positivo  - Reprodução
Tablet Mini Quad, Positivo Imagem: Reprodução

Bianca Bellucci

Do UOL, em São Paulo

27/01/2015 06h00

O tablet Mini Quad da Positivo é equipado com um rapidíssimo processador (Intel Atom Quad-Core 1.8 GHz) e uma tela com ótimo touch e cores vibrantes. O preço sugerido de R$ 600 é justo para o que oferece, mas o fato de ser bem pesado e apresentar problemas com o áudio podem desapontar usuários mais exigentes.

Para quem gosta de assistir a filmes e a videoclipes, o tablet é uma ótima companhia. Além de apresentar boa conexão com Wi-Fi e reproduzir sem problemas conteúdo do YouTube e do Netflix, a tela de 7,85 polegadas oferece gráficos vivos e imagens bem delineadas.

O problema do Mini Quad é sua sonoridade. Apesar de ter um áudio nítido quando está no estéreo, ele tem problemas quando um fone de ouvido está plugado. Durante os testes do UOL Tecnologia, o som se alternava: ora ficava bom, ora estava com chiados. Outra falha é o volume da reprodução. Quando está com o acessório conectado, ele fica bem mais baixo do que quando não está.

A câmera digital principal tem 5 megapixels. As imagens são captadas com cores bonitas e sem granulações. Com ela, também é possível filmar e fazer panorâmicas. Já a dianteira tem apenas 0,3 megapixels e só serve mesmo para quem não fica sem tirar selfie, pois as fotos saem cheias de pontinhos.

Com relação aos aplicativos, o produto da Positivo não vem recheado. Pacote do Google, jogos (entre eles Cut the Rope e Fruit Ninja) e configurações básicas são os apps presentes. O fato de não ter muitos instalados faz com que o usuário tenha mais espaço e liberdade para baixar o que gosta.

O legal deste dispositivo é que as telas da interface são separadas por funções. No total, são cinco: duas para o usuário colocar o que quiser, uma reservada para ferramentas, uma para aplicativos sociais e a central é chamada de "Mundo Positivo", onde estão os apps de configuração e da própria marca.

Design

O Mini Quad possui um design moderno e bonito. A mistura das cores branca e prata deixa o aparelho compatível com praticamente todos os gostos. O dispositivo possui as pontas arredondadas e conta com as bordas superior e inferior mais largas do que as laterais dando um ar diferente e contemporâneo.

A organização das funções também agrada. O botão de on/off e de volume ficam na parte de trás e não lateral como nos concorrentes. A localização facilita na hora de utilizá-los. Na parte de cima estão a entrada para fone de ouvido e cartão microSD e na inferior encontram-se o microfone, porta para HDMI e USB.

O que incomoda no Mini Quad é que ele é bem pesado. Seus 430 gramas cansam as mãos do usuário depois de uns 10 minutos. O fato de esquentar bastante quando está com vários aplicativos abertos também atrapalha o desempenho.

Por fim, o tablet apenas é acompanhado de cabo USB e carregador. Fone de ouvido, cartão microSD e cabo HDMI são acessórios que devem ser adquiridos pelo próprio comprador.