Topo

Criança de 7 anos consegue invadir rede Wi-Fi pública em 10 minutos

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

21/01/2015 19h06

Uma criança de sete anos conseguiu hackear uma rede Wi-Fi aberta em apenas 10 minutos e 54 segundos após assistir um tutorial na internet. A invasão, segundo o tabloide britânico "DailyMail", fez parte de um teste sobre a vulnerabilidade das redes públicas realizado pela empresa de segurança "Hide My Ass".

Com a supervisão de um especialista, a pequena Betsy Davies, de Dulwich, no sul de Londres, conseguiu invadir o laptop de um participante voluntário que estava conectado a uma rede Wi-Fi aberta.

Mas, para conseguir completar a missão, a garota procurou na internet tutoriais gratuitos e detalhados sobre como hackear uma rede. A busca do Google encontrou mais de 11 milhões de resultados. Já no YouTube, quase 14 mil tutoriais foram listados.

Com o tutorial online, Davies conseguiu instalar pontos de acesso não autorizados, que substituiu a rede legítima e permitiu a interceptação de dados do usuário.

"Os resultados desta experiência são preocupantes, mas não totalmente surpreendente," disse Marcus Dempsey, especialista em segurança digital, em entrevista ao "DailyMail".  "Sei o quão facilmente um leigo pode ter acesso ao dispositivo de um estranho. Ainda que as crianças sejam muitas vezes mais tech-alfabetizadas do que os adultos, pirataria não é apenas uma brincadeira de criança."

Segundo ele, é preciso ter noções básicas de segurança on-line. Dados da HMA apontam que 59% dos britânicos usam regularmente Wi-Fi abertos. Dentre aqueles que usam essas redes, 19% acessam seus bancos pela web.

"Se uma criança pode realizar um corte básico em uma rede Wi-Fi em minutos, imagine o dano que um hacker profissional poderia trazer", destacou Cian McKenna-Charley, diretor de marketing da HMA.