PUBLICIDADE
Topo

Facebook: saiba o que dá (e o que não dá) para você esconder na rede social

Do UOL, em São Paulo

09/04/2014 06h00

Uma reclamação recorrente de usuários do Facebook é a “falta de privacidade” na rede social. O que muitos não sabem, porém, é que dá para esconder uma série de informações publicadas ali. Também é possível ajustar recursos para não ser incomodado. Por outro lado, há algumas ações (bem específicas) que não podem ser escondidas – caso da sua foto de perfil.

Acompanhe abaixo dicas de privacidade no Facebook:

  • Reprodução

    É possível esconder o botão de amizade no perfil (saiba como)

    O Facebook permite que os usuários configurem quem pode enviar solicitações de amizade. Ao mudar a opção apenas para "amigos de amigos", o botão de amizade some de seu perfil. Assim, aqueles que não possuem vínculos com seus conhecidos não terão oportunidade de adicioná-lo.

  • Reprodução

    Não dá para esconder a foto de perfil, apenas deixá-la pequena (saiba como)

    Não é possível, por padrão, esconder sua foto de perfil no Facebook. Mas há uma forma de aumentar sua privacidade, impedindo que a imagem seja maximizada quando alguém clicar nela no perfil ou no álbum ''Fotos de perfil''. Para isso, é necessário alterar a visibilidade dela ao público.

  • Reprodução

    Você pode ocultar a sua data de nascimento (saiba como)

    A sua data de nascimento é um dado necessário para abrir uma conta no Facebook. Não há como apagar o aniversário de seu perfil. No entanto, é possível controlar a visibilidade desse dado. Se você escolher a opção ''Somente eu'' ao lado do campo com o dado, por exemplo, vai esconder a data e seus contatos não saberão do seu aniversário.

  • Reprodução/Job do Dia

    É possível esconder seus posts de pessoas específicas (saiba como)

    Em vez de usar a opção "conteúdo público'', você pode divulgar o conteúdo só para os seus contatos, sempre excluindo algumas pessoas (que você não tem muita intimidade, por exemplo). Para isso, inclua essas pessoas indesejadas na lista ''Restritos''. Então, ao publicar, deixe o post visível para ''Amigos' e marque a lista restrita no campo ''Exceções''.

  • Reprodução

    Truque tira o horário de visualização da mensagem do chat (saiba como)

    Por padrão, o bate-papo do Facebook avisa ao usuário que a mensagem enviada por ele foi visualizada pelo destinatário. Mas usando plug-ins no Chrome e Firefox você esconde essa hora de visualização. Uma opção é o Chat Undetected. Mas ele só funciona se você acessar o chat no PC onde o programa for instalado.

  • Thomas Hodel/Reuters

    Não é mais possível ''sumir'' das buscas do Facebook (entenda)

    Ao atualizar o sistema de buscas dentro da rede social, o Facebook removeu um recurso que permitia que usuários ficassem ''escondidos''. Se alguém buscasse pelo nome da pessoa, nenhum resultado aparecia na rede social. Agora é inevitável ser achado na rede social. Então, ajustar as configurações de privacidade passou a ser ainda mais importante.

  • Reprodução

    Dá para evitar que seu nome apareça nas marcações em fotos (saiba como)

    Quando uma foto com você (ou com alguém parecido) é adicionada por algum amigo, o Facebook sugere sua marcação na imagem. Entretanto, é possível desabilitar essa função, para que ele deixe de sugerir marcações com você. A opção está em ''Ver mais configurações > Linha do Tempo e marcações > Quem pode ver meus itens''.

  • Reprodução

    Você pode adicionar amigos sem que outros contatos vejam (saiba como)

    É possível adicionar ou aceitar alguém no Facebook sem que isso apareça na linha do tempo ou no feed de notícias. Em outras palavras, é ficar amigo de alguém sem fazer alarde na rede social. Dá para fazer isso no seu feed, mas não no de seu amigo (isso depende do tipo de configuração que ele tem). Portanto, não há garantias de que essa informação ficará totalmente "invisível''.

  • Reprodução

    Status de relacionamento pode ser mudado sem que vejam (saiba como)

    É possível limitar quem pode ver as alterações de seu status de relacionamento no Facebook. Por exemplo: uma pessoa termina um namoro ou casamento e prefere que essa informação não apareça na linha do tempo nem no feed de notícias quando for alterá-la. É possível manter o sigilo no seu perfil com alguns ajustes de privacidade. Porém, seu ex-parceiro pode expor a informação no perfil dele.

  • Divulgação

    É impossível ficar invisível no bate-papo e ver quem está online (entenda)

    O Facebook não permite o modo offline (recurso presente no Skype e outros mensageiros instantâneos, no qual a pessoa não é vista pelos contatos, mas enxerga quem está online e até consegue conversar com elas). Na rede social mais popular do mundo, se o usuário fica invisível, ele também não consegue ver quem está online.