Para evitar multa na Europa, Google promete mais espaço em busca a rivais
A Comissão Europeia, entidade que defende os interesses da União Europeia, informou nesta quarta-feira (5) que chegou a um acordo com o Google referente a um processo instaurado em 2010. Segundo o órgão, o Google aceitou dar mais espaço a concorrentes em sua ferramenta de busca na Europa. Isso fez com que a empresa evitasse uma multa de US$ 5 bilhões (cerca de R$ 12 bilhões) que fora estipulada pela entidade.
Desde 2010, o Google é acusado de prática de monopólio por priorizar seus serviços em seu mecanismo de busca e a negociar ofertas de anúncios de forma desleal.
O acordo estabelece que o Google pode adicionar novos serviços ou alterar sua página de pesquisa, sob a condição de fornecer três links de sites concorrentes. A definição diz respeito a serviços do Google que buscam passagens aéreas (Google Flight) e produtos (Google Shopping), por exemplo. Os concorrentes poderão pagar para concorrer a um espaço destacado em páginas de busca do Google.
Em apresentação disponibilizada por Joaquín Almunia, comissário da União Europeia, é exibida a situação atual de pesquisas no Google. Ao buscar uma churrasqueira a gás, por exemplo, todo o destaque vai para sites do Google Shopping.
Situação atual: Google exibe apenas resultados de anunciantes do Google Shopping
Com a mudança proposta, o Google mostrará três resultados de parceiros seus e permitirá que concorrentes – no caso de churrasqueira a gás, sites de varejistas – possam exibir seus produtos com destaque e com foto.
Mudança proposta pelo Google à Comissão Europeia: concorrentes terão destaque
A mesma proposta também funcionará em dispositivos móveis e na busca de locais. Na imagem abaixo, por exemplo, ao pesquisar “Café in Paris”, o Google deverá mostrar resultados de serviços concorrentes como o “pagesjaunes.fr”, “viamichelin.fr” e “Yelp”.
Sites de indicação de lugares ganharão destaque com mudanças propostas pelo Google
“Nós iremos fazer mudanças significativas em como o Google opera na Europa”, disse um porta-voz do Google à “Bloomberg”. “Temos trabalhado com a Comissão Europeia para resolver os problemas levantados por eles e a solucioná-los.”
“Nenhuma autoridade antitruste no mundo conseguiu tais concessões do Google”, disse Almunia. “Os avanços que obtivemos junto ao Google neste caso são de longo alcance e têm o claro potencial de restaurar a competitividade em mercados importantes no ramo de busca online e propaganda.
(Com "Bloomberg")
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