PUBLICIDADE
Topo

Saiba quanto gastam no seu plano 3G atividades populares no smartphone

Do UOL, em São Paulo

06/09/2013 06h01Atualizada em 18/09/2013 13h42

A popularização dos smartphones trouxe novas preocupações para o usuário de telefonia móvel. Além da baixa duração de bateria dos aparelhos inteligentes (dificilmente, com uso intenso, duram mais de um dia), há o problema do consumo do plano de dados -- aliás, ter um smartphone e não ter um pacote significa aproveitar menos os recursos do dispositivo.

Para ajudar o internauta a ter noção do quanto é gasto no smartphone, selecionamos algumas atividades populares realizadas nos celulares inteligentes -- até para que o consumidor tenha critério na hora de contratar um plano de dados -- e medimos o quanto elas consomem do plano de dados.

Tabela de consumo de dados*

  • Arte UOL

Considerando que a maioria dos planos pré-pagos tem franquia diária de 10 MBytes, é possível dizer que o usuário pode mandar dezenas de mensagens pelo aplicativo WhatsApp, ler e-mails e navegar em redes sociais (preferencialmente, sem acessar vídeos ou postar imagens pesadas), sem estourar o plano de dados. O critério foi pensado levando em conta apenas o uso da internet móvel via conexão 3G.  Se o usuário se conecta em redes Wi-Fi que não estipulam limite de uso de dados, não é necessário se preocupar com gastos de consumo.

Já para usuários pós-pagos é comum que as operadoras ofereçam uma franquia mínima na casa dos 500 MBytes por mês. Além de poder usar redes sociais e ler e-mails sem grandes preocupações, o dono do smartphone pode "abusar" e utilizar aplicações mais parrudas como ver vídeos no YouTube ocasionalmente, fazer ligações VoIP e até escutar músicas diretamente da internet.

* Consumo de dados em redes sociais da tabela pode ser usado apenas como referência, pois cada usuário tem um hábito de uso específico. O programa utilizado para medição foi o My Data Manager para iOS.