Google Glass pode causar problemas nos olhos, dizem oftalmologistas
Oftalmologistas afirmam que o Google Glass, dispositivo parecido com óculos capaz de transmitir imagens em tempo real, pode ser prejudicial para seus usuários. Apesar de ainda não ter sido lançado, os especialistas acreditam que o gadget possa aumentar a fadiga ocular e deixar os olhos secos.
Em entrevista ao “Mashable”, o oftalmologista Nathan Bonilla-Warford disse que os usuários do Google Glass podem experimentar algum “impacto fisiológico”, como a fadiga ocular e olhos secos. “Isso poderia acabar causando dores de cabeça e no pescoço, sintomas semelhantes ao da síndrome da visão no computador e da tensão ocular digital”, disse.
A tensão ocular causada por longas horas de uso do computador também poderia ocorrer, segundo o especialista, porque o Google Glass fica extremamente perto dos olhos, aumentando as chances de irritá-lo.
“Os óculos em si estão muito perto do foco dos olhos, então a tela pode alterar a luz que é percebida quando está localizada acima e para o lado, a cerca de cerca de 60 centrímetros”, completa Warford.
“Por enquanto, nós podemos extrapolar o que sabemos sobre o processamento visual de dados em telas na altura da cabeça, os movimentos dos olhos necessários para usar os óculos e os efeitos do uso prolongado de telas digitais”, explica.
Já o médico Michael Enrenhaus, do New York Cornea Consultants, acredita que a distração é um problema ainda maior que o da tensão nos olhos que o Google Glass poderá causar.
“A questão maior é que você não vai querer cair em um bueiro enquanto está tentando olhar para as imagens no óculos”, alerta Enrenhaus.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.