Topo

Sistema operacional do Firefox para celulares tem cara de Android e aplicativo para controle de plano

Keon, smartphone com sistema Firefox OS, vem com um programa para controle de plano de dados e voz - Guilherme Tagiaroli/UOL
Keon, smartphone com sistema Firefox OS, vem com um programa para controle de plano de dados e voz Imagem: Guilherme Tagiaroli/UOL

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em São Paulo

30/01/2013 20h22

Em 2012, a Telefônica e a Mozilla anunciaram o sistema operacional móvel Firefox OS. Desde então, as companhias têm dado pequenas demonstrações da “cara” do sistema, que deve ter aparelhos lançados no Brasil a partir do segundo semestre de 2013. Na Campus Party 2013, evento de tecnologia em São Paulo, elas liberaram alguns produtos para teste das funcionalidades do Firefox e OS e o sistema, no rápido contato, apresentou bom desempenho e usabilidade parecida com a do Android.

O aparelho com Firefox OS testado foi o Keon, da empresa espanhola Geeksphone.  Ele tem configurações de hardware de um smartphone mediano: processador Qualcomm de 1 GHz, tela touchscreen de 3,5 polegadas, 512 MB de memória RAM, câmera de 3 megapixels e  4 GB de memória ROM (que armazena o sistema operacional) – expansível até 32 GB por meio de cartão de memória.

  • Divulgação

    Smartphone Keon, feito pela fabricante espanhola Geeksphone, tem sistema Firefox OS

Em um primeiro momento, a impressão de mexer no Keon é que se está utilizando um Lumia 900 (apenas pelo aspecto físico: formato retangular e pontas arredondadas) com o Android instalado. Lá tem tudo que os usuários do sistema do Google estão acostumados: ícones fixos na parte inferior (com atalhos para o discador do telefone, envio de SMS e e-mail), áreas de trabalho para colocar aplicativos (havia quatro) e até a área de notificação (acessível ao arrastar o dedo de cima para baixo na tela).

Não foi possível conferir o funcionamento de aplicativos clássicos de smartphone (como o do Facebook ou do jogo Angry Birds). Porém, o sistema Firefox OS conta com um programa bem interessante para controle de plano de dados e voz. Com ele, é possível saber quantos minutos foram gastos durante determinado período ou mesmo ter conhecimento sobre a quantidade de dados gasta.

“Queremos vender os aparelhos com Firefox OS por um preço próximo ou abaixo das plataformas atuais”, disse Hilton Mendes, diretor de desenvolvimento de terminais da Vivo. Ainda não há preço definido para  aparelhos com sistema da Mozilla. A única certeza é que, até o momento, apenas a chinesa ZTE e a espanhola Geeksphone estão confirmadas como fabricantes. 

O primeiro país que vai receber aparelhos com Firefox OS é o Brasil.

A Mozilla aposta que a plataforma móvel terá uma grande variedade de aplicativos.  Segundo dados fornecidos pela empresa durante a Campus Party, há 8 milhões de desenvolvedores de HTML 5 (linguagem web na qual o Firefox OS é baseado), contra 100 mil de programadores do sistema iOS e 450 mil do sistema Android.

Smartphone com Firefox é apresentado na Campus Party