Topo

Twitter permite a todos os usuários escolherem quem pode responder mensagens

12/08/2020 04h00

San Francisco, 11 ago (EFE).- A rede social Twitter anunciou que a partir desta terça-feira está habilitada para todos os usuários a opção de escolher quem pode responder às suas mensagens, uma medida que poderia mudar a natureza das conversas na plataforma se seu uso for estendido.

De agora em diante, antes que uma pessoa faça uma publicação, serão oferecidos três grupos que poderão responder ao tweet: todos os usuários, como até agora; somente aqueles que o usuário segue; ou que somente aqueles que foram mencionados diretamente.

Se um usuário não tiver permissão para responder a um tweet, essa opção aparecerá bloqueada e em cinza, embora ele possa ver essa mensagem, retuitá-la e curti-la.

Segundo a diretora de gestão de produtos do Twitter, Suzanne Xie, o objetivo é que as pessoas se sintam confortáveis na rede social e possam ter conversas significativas que, segundo ela, antes não eram possíveis.

A medida é relevante porque afeta totalmente a natureza do Twitter, um fórum onde até agora todos podiam dar sua opinião pública sobre o que os outros estavam dizendo, algo que a empresa garantiu que ainda será possível se a mensagem em questão for retuitada e um comentário for adicionado.

Uma das questões que a nova opção oferecida pelo Twitter pode levantar é que ela afeta todos os usuários, incluindo figuras públicas e autoridades políticas, que agora também poderão decidir quem responde às suas mensagens.

Nesta terça-feira, o principal concorrente do Twitter, o Facebook, anunciou que entre abril e junho eliminou mais do dobro do conteúdo de ódio que no trimestre anterior, coincidindo com o início do boicote publicitário contra a empresa instigado precisamente por essa questão.