PUBLICIDADE
Topo

Cápsula Dragon chega à Estação Espacial Internacional com material científico

08/12/2019 14h28

Miami, 8 dez (EFE).- A cápsula espacial Dragon, da SpaceX, chegou neste domingo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) com um carregamento de aproximadamente 2.500 quilos, incluindo material para pesquisas científicas, como ratos, vermes e um robô.

O comandante da ISS, o italiano Luca Parmitano, auxiliado por outros astronautas, utilizou um grande braço robótico para "pescar" a cápsula no espaço e trazê-la à estação para descarregar, segundo imagens da Nasa. A operação durou cerca de três horas e foi bem-sucedida.

"Quero parabenizar todas as pessoas de Houston e do mundo que contribuíram para o lançamento, a navegação e a captura de Dragon", disse Parmitano, da Agência Espacial Europeia.

A cápsula Dragon foi levada ao espaço na quinta-feira passada por um foguete Falcon 9, também da SpaceX, que decolou da plataforma de lançamento 40 da base de Cabo Canaveral, na Flórida.

Esta é a 19ª missão de carga que a SpaceX realiza como parte de um contrato com a Nasa para reabastecimento espacial.

A carga a bordo da cápsula servirá para diversas pesquisas relacionadas com a perda muscular e óssea, o cultivo de cevada em um ambiente de microgravidade e a propagação do fogo, entre outras.

De acordo com a empresa, dentro de aproximadamente 30 dias, Dragon deixará a ISS e voltará para a Terra. A expectativa é que caia no Oceano Pacífico, onde será recolhida pela SpaceX, propriedade de Elon Musk, CEO da Tesla. EFE

Tilt