Topo

Astronautas da Nasa fazem primeira caminhada espacial 100% feminina

18/10/2019 12h22

(Corrige título e lead)

Washington, 18 out (EFE).- As americanas Jessica Meir e Christina Koch entraram nesta sexta-feira para a história como as primeiras mulheres a fazerem uma caminhada espacial sem a participação de homens, ao deixarem a Estação Espacial Internacional (EEI) para realizar um reparo em um controle de bateria da instalação.

A missão teve início às 8h40 (de Brasília) e, durante cerca de 5h30, Koch e Meir trabalharão na parte externa da EEI, uma estrutura que viaja a mais de 27 mil km/h, a aproximadamente 485 quilômetros da Terra.

Em seis décadas e meia de exploração espacial com tripulação, 15 mulheres participaram de 221 caminhadas espaciais. Porém, desde que a soviética Svetlana Savitskaya, em 1984, tornou-se a primeira mulher a sair de uma nave para uma missão deste tipo - acompanhada pelo cosmonauta Vladimir Dzhanibekov -, todas tiveram participação masculina.

Christina Koch, engenheira de 40 anos, chegou à EEI no dia 14 de março e se encaminha para ser a mulher com o maior tempo de missões no espaço, já que deve permanecer 328 dias a bordo da estação. O atual recorde feminino pertence à americana Peggy Whitson, com 288 dias.

A primeira caminhada espacial de duas mulheres estava programada para março, e teria a participação da astronauta Anne McClain. Mas a Nasa descobriu que não havia trajes adequados para duas mulheres. Após a gafe, McClain retornou à Terra. Sua suplente, Jessica Meir, de 42 anos, é uma professora na Escola de Medicina de Harvard, e seu retorno à Terra está programado para o outono (no hemisfério sul) de 2020. EFE

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Tilt