Topo

Primeira tripulação apenas de civis da SpaceX inicia viagem espacial

16/09/2021 05h58

Centre spatial Kennedy, Etats-Unis, 16 Set 2021 (AFP) - Quatro turistas espaciais americanos iniciaram na quarta-feira (15) uma incrível viagem em gravidade zero em um nave espacial da SpaceX, na qual devem passar três dias em órbita ao redor da Terra sem nenhum astronauta profissional a bordo, um feito histórico.

O foguete Falcon9 decolou na hora prevista, às 20h02 do horário local (21h02 de Brasília) desde a lendária plataforma de lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, acendendo uma bola de fogo que iluminou a noite.

Minutos depois, a cápsula Dragon contendo os passageiros se desacoplou do corpo do foguete para iniciar o passeio em órbita.

"Poucos já estiveram lá e muitos seguirão. A porta está abrindo, é muito incrível", declarou o bilionário Jared Isaacman, comandante da missão, desde o interior da cápsula depois de chegar ao espaço.

Os quatro americanos a bordo viajarão para mais longe que a Estação Espacial Internacional (ISS), a uma órbita a 575 km da Terra. A cada dia o grupo completará 15 voltas ao redor do planeta.

Com nome de Inspiration4, a missão é a primeira da história a enviar apenas civis à órbita terrestre, sem astronautas profissionais a bordo.

Após receber a visita do fundador da SpaceX, Elon Musk, os quatro tripulantes entraram por volta das 16h00 locais em vários carros Tesla brancos sob o sol e os aplausos de uma pequena multidão, para chegar ao edifício onde colocarão os trajes especiais antes de embarcar. Musk também é o fundador da empresa de carros elétricos.

Em seguida, a tripulação chegou à plataforma de lançamento, embarcou na espaçonave e, após uma série de verificações de segurança, as escotilhas da cápsula foram fechadas.

A missão foi fretada pelo bilionário Jared Isaacman, 38 anos, diretor de uma empresa de serviços financeiros e piloto experiente.

O preço pago à SpaceX não foi revelado, mas as especulações mencionam dezenas de milhões de dólares. Ele é o comandante a bordo e ofereceu as outras três vagas a desconhecidos.

Hayley Arceneaux, sobrevivente de câncer quando era criança, é uma médica assistente de 29 anos. Ela é a mulher americana mais jovem a entrar em órbita e a primeira pessoa com uma prótese (de fêmur) a viajar ao espaço.

Chris Sembroski, de 42 anos, é um ex-oficial da Força Aérea americana que atualmente trabalha na indústria da aviação.

A quarta integrante é Sian Proctor, uma professora de Geologia de 51 anos que chegou perto de ser selecionada em 2009 para a função de astronauta da Nasa. Ela é a quarta mulher afro-americana a viajar ao espaço.

A ex-primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama felicitou a tripulação.

"Eles estão inspirando a todos com sua coragem, curiosidade e paixão", tuitou. "Estou pensando em todos os jovens que vão admirar esta tripulação e sonharão com grandes feitos graças a eles".

- Testes físicos -Ao fim da viagem, a tripulação começará uma vertiginosa descida para aterrizar na Flórida.

Para a SpaceX, este é o primeiro passo para uma humanidade multiplanetária, a visão definitiva de Musk.

"Isso está apenas começando", declarou Isaacman em coletiva de imprensa na terça-feira.

A bordo serão analisados os dados biológicos (ritmo cardíaco, sono, por exemplo) dos passageiros, assim como suas capacidades cognitivas.

Os tripulantes poderão desfrutar de uma vista espetacular através de uma cúpula envidraçada instalada pela primeira vez na cápsula Dragon.

O treinamento do grupo durou apenas seis meses. O voo deveria ser totalmente automático, mas a tripulação foi preparada pela SpaceX para assumir o controle em caso de emergência.

Os tripulantes também foram submetidos a exames físicos. Juntos caminharam pela neve a uma altitude de mais de 3.000 metros no noroeste dos Estados Unidos.

Também experimentaram a força G à qual serão expostos com o auxílio de uma centrífuga (um braço longo e que gira rapidamente) e voos de jato.

A missão arrecadará fundos para o Hospital Infantil St Jude (Memphis, Tennessee), onde Hayley Arceneaux trabalha atualmente, depois de receber tratamento no local durante a infância.

- Setor em ebulição -Esta missão encerra um verão (hemisfério norte, inverno no Brasil) marcado por voos de bilionários ao espaço.

O primeiro foi Richard Branson, em 11 de julho, que decolou a bordo da nave da Virgin Galactic, e poucos dias depois Jeff Bezos, fundador da Amazon, com sua empresa Blue Origin.

Mas esses voos ofereceram apenas alguns minutos de falta de gravidade.

No entanto, o advento dos programas de empresas privadas marca um ponto de inflexão.

"A decolagem do Inspiration4 nos lembra do que pode ser realizado quando fazemos parceria com a indústria privada", tuitou o chefe da Nasa, Bill Nelson, na quarta-feira.

Esta é a quarta vez que a empresa de Elon Musk, que se tornou uma gigante da indústria em poucos anos, envia seres humanos ao espaço, depois de lançamentos com 10 astronautas à ISS em nome da Nasa.

A SpaceX prevê outros voos de turismo espacial, incluindo um a partir de janeiro de 2022 que deve transportar três empresários.

la/cjc/mlb/lm/ag/rsr/fp/am/mvv

ST. JUDE MEDICAL

ISS A/S