Mercado mundial de tablets terminou mal o ano de 2015
O mercado mundial de tablets terminou mal o ano de 2015, com indícios de um maior resfriamento de suas vendas, informou nesta segunda-feira uma empresa especializada.
No quarto trimestre do ano passado, as vendas de tablets tiveram uma queda de 13,7% ao ano com relação ao mesmo período de 2014, anunciou a empresa IDC. O número de tablets vendidos foi de 65,9 milhões.
Em todo 2015, as vendas caíram 10,1% com relação a 2014 e somaram 206,8 milhões de unidades.
Este mercado teve seu auge em 2014, mas não se manteve porque os consumidores se orientaram a laptops mais finos ou não substituíram seus antigos tablets.
Uma das vedetes do mercado foi o segmento dos tablets desmontáveis, que permitem usar teclados removíveis, como o iPad Pro. A venda deste tipo de dispositivo cresceu em ritmo forte, segundo o IDC. Em todo o ano de 2015, foram vendidos 8,1 milhões destes tablets, o maior número desde que entraram no mercado.
"Uma das maiores razões para o crescimento dos desmontáveis é que os usuários os consideram uma alternativa na hora de substituir seus PCs", disse Jean Philippe Bouchard, do IDC.
"Estimamos que a Apple vendeu mais de dois milhões de iPad Pro, enquanto a Microsoft vendeu 1,6 milhões de seus aparelhos Surface. A maioria dos Surface foi o Surface Pro e não o mais barato, Surface 3", acrescentou Bouchard.
"Com estes resultados, fica claro que o prelo não é o mais importante na hora de adquirir um tablet removível. O que importa é o desempenho", disse.
A Apple manteve sua posição de liderança absoluta do mercado de tablets, ao registrar no último trimestre de 2015 a venda de 16,1 milhões de unidades; o que lhe dá 24,5% do mercado total, apesar de que suas vendas caíram quase 25%.
A Samsung foi a segunda colocada, com 9 milhões de unidades e 13,7% do mercado, enquanto a Amazon ficou em terceiro lugar, com a venda de 5,2 milhões de dispositivos e 7,9% do mercado.
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